O que é vitamina K?

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

A vitamina K tem uma função muito importante no corpo - auxiliando na coagulação do sangue e na retenção de cálcio, o que ajuda a prevenir a osteoporose. Mesmo assim, seu valor como vitamina nem sempre foi conhecido.

A importância de um fator alimentar na coagulação do sangue foi reconhecida inicialmente por um cientista dinamarquês. Em 1929, ele relatou que as crianças que seguiam dietas sem um fator alimentar específico tiveram hemorragia. Seu sangue demorava para formar os coágulos necessários para controlar o sangramento. O fator que faltava era a vitamina K.

As pessoas que têm problema para absorver gordura e, então, vitamina K, e aquelas que fazem tratamento com antibiótico a longo prazo, talvez tenham que tomar suplementos de vitamina K. Quando a coagulação do sangue é lenta, a vitamina K é dada antes de se fazer cirurgia para impedir o sangramento em excesso.

A vitamina K ajuda o sangue a coagular.
2007 Publications International, Ltd.
A vitamina K ajuda o sangue a coagular e os ossos a segurarem o cálcio

Devido à capacidade da vitamina K de ajudar a produzir a osteocalcina, ela ajuda os ossos a segurarem o cálcio, possivelmente prevenindo a osteoporose.

Ocasionalmente, as mulheres que têm fluxos menstruais intensos sentem alívio com a suplementação de vitamina K. Mesmo que seus níveis dessa vitamina sejam normais, os suplementos diminuem o sangramento excessivo em algumas mulheres.

Alguns pequenos estudos também revelaram um benefício às gestantes. Pequenas doses suplementares, cerca de 50 mg, geralmente, diminuem a náusea associada ao primeiro trimestre de gestação.

A vitamina K pode ser encontrada em vários alimentos. Discutiremos na próxima seção quais alimentos são melhores e que quantidade você precisa.

A vitamina K presta uma grande ajuda para o corpo através da coagulação do sangue, mas existem outras vitaminas que talvez você também queira conhecer.

  • A vitamina A é encontrada na cenoura, que melhora a visão. Saiba mais sobre essa importante vitamina em Como funciona a vitamina A.
  • A vitamina
    B3, também chamada de niacina, auxilia outras substâncias na transformação de
    proteínas, carboidratos e gorduras em energia. Aprenda mais em
    Como funciona a vitamina B3.
  • Como funciona a vitamina C mostrará como essa vitamina pode melhorar seu sistema imunológico.
  • Descoberta apenas há 60 anos, a biotina auxilia em várias reações metabólicas. Aprenda mais em Como funciona a biotina (em inglês).
  • A
    vitamina B12 tem uma estrutura química muito mais complexa do que a de
    qualquer outra vitamina. Saiba mais sobre essa vitamina em
    Como funciona a vitamina B12.
  • Para conhecer as muitas vitaminas em nossa dieta e saber a quantidade que deveria ingerir e onde encontrá-las, acesse a página Vitaminas.

    Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.