Alimentos que contêm vitamina E

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

Embora saibamos que a vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas, poucos sabem onde encontrar a vitamina E. Nessa página, mostraremos os alimentos que contêm a maior parte dessa importante vitamina.

Óleos e margarinas de milho, caroço de algodão, soja, cártamo e germe de trigo e nozes são excelentes fontes de vitamina E. Frutas, verduras e grãos integrais contêm menor quantidade. O refinamento de grãos diminui seu teor de vitamina E, assim como o processamento comercial e o armazenamento do alimento. O cozimento dos alimentos em temperaturas elevadas também destrói a vitamina. Por isso, um óleo poliinsaturado não tem valor como fonte de vitamina E se for usado para fritura. Suas melhores fontes são alimentos frescos e levemente processados, assim como aqueles que não são cozidos por muito tempo.

As nozes podem ser uma boa fonte de vitamina E.
2006 Publications International, Ltd.
As nozes podem ser uma boa fonte de vitamina E

Hoje em dia, é difícil obter muita vitamina E com a dieta devido às perdas com o cozimento e processamento e à ingestão geralmente menor de gordura. Além disso, a ênfase atual na ingestão de gorduras monoinsaturadas, como óleo de oliva ou canola, em vez de gorduras poliinsaturadas que contenham vitamina E, diminui ainda mais nosso consumo da vitamina. Entretanto, as gorduras monoinsaturadas possuem outros benefícios para o coração, por isso, você não deve parar de usar os óleos de oliva e canola. É importante encontrar outras fontes de vitamina E. Além disso, quanto menos gorduras poliinsaturadas você comer, menos vitamina E você precisará; logo, suas necessidades poderão ser menores se você passar a usar óleos de oliva ou canola.

Aqui vai uma tabela com os alimentos ricos em vitamina E:

     
Alimento Quantidade Vitamina E (mg)
Cereal com fibras 1 xícara 30,2
Óleo de germe de trigo  1 colher de sopa 24,6
Cereal Total 1 xícara 23,4
Avelã  1/2 xícara 16,1 
Semente de girassol 2 colheres de sopa 9
Amendoim  1/2 xícara 8,2
Castanha-do-pará 1/2 xícara 6,6
Óleo de caroço de algodão 1 colher de sopa 5,2
Milho 1 espiga 4,8
Óleo de cártamo 1 colher de sopa 4,7
Amêndoa 1/2 xícara 4
Óleo de milho 1 colher de sopa 2,8

Embora a vitamina E não esteja tão à disposição quanto algumas outras vitaminas, haverá conseqüências se você não ingeri-la em quantidade suficiente. Na próxima seção, conheceremos os perigos da deficiência de vitamina E.

A vitamina E é apenas uma das vitaminas que fazem parte de uma dieta saudável. Para obter mais informações, acesse esses links:

  • A vitamina A é encontrada na cenoura e melhora a visão. Saiba mais em Como funciona a vitamina A .
  • As vitaminas do complexo B existem em muitos tipos diferentes e apresentam uma série de benefícios à saúde. Como funcionam as vitaminas B explica tudo detalhadamente.
  • Como funciona a vitamina C mostrará como essa vitamina pode melhorar seu sistema imunológico e até combater o câncer.
  • A exposição suficiente ao sol faz com que seu corpo produza seu próprio suprimento de vitamina D. Saiba mais em Como funciona a vitamina D.
  • A vitamina K afeta principalmente o suprimento de sangue do corpo e a velocidade com que ele coagula. Como funciona a vitamina K pode dar mais detalhes.
  • Para conhecer as muitas vitaminas em nossa dieta e saber a quantidade que deveria ingerir e onde encontrá-las, acesse a página Vitaminas.

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