O que é vitamina E?

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

Com toda a atenção recente que a vitamina E recebeu, pouco se falou sobre os verdadeiros fatos. Por exemplo, você pode se surpreender ao saber que a vitamina E não é um único composto, mas vários compostos diferentes, todos com a atividade da vitamina E. O d-alfa-tocoferol, tem a maior atividade. Outros compostos com a atividade da vitamina E são o beta-tocoferol, o gama-tocoferol e o delta-tocoferol.

A vitamina E foi descoberta em um laboratório em 1922.
2006 Publications International, Ltd.
A vitamina E foi descoberta
 em um laboratório em 1922

Fez-se alusão pela primeira vez à existência da vitamina E em 1922. Os ratos de laboratório que receberam dietas purificadas perderam sua capacidade reprodutiva; os machos ficaram estéreis, e as fêmeas reabsorveram seus fetos ou deram à luz a filhotes deformados ou mortos. Entretanto, o acréscimo de alimentos como alface, trigo, carne ou manteiga à dieta dos animais fornecia um fator desconhecido que prevenia esses problemas na reprodução.

Isolada em 1936, os pesquisadores chamaram-na de tocoferol, que, em grego, significa "produzir a cria". Depois, a substância ficou conhecida como vitamina E.

Curiosamente, os pesquisadores perceberam que os sintomas da deficiência variavam conforme a espécie. Nos coelhos, por exemplo, a deficiência de vitamina E resultava em doença muscular degenerativa.

Como esses sintomas eram semelhantes aos apresentados pelos humanos com distrofia muscular, os pesquisadores achavam que a vitamina E pudesse curar ou prevenir essa doença incapacitante. Havia esperança também de que a vitamina pudesse ajudar a tratar a infertilidade e a esterilidade. No entanto, desde 1938, estudos em seres humanos não conseguiram confirmar nenhum desses benefícios.

Os cientistas foram capazes de isolar muitos benefícios que a quantidade apropriada de vitamina E podia proporcionar. Na próxima seção, conheceremos as muitas vantagens de se ingerir a dose certa de vitamina E.

A vitamina E é apenas uma das vitaminas que fazem parte de uma dieta saudável. Para obter mais informações, acesse esses links:

  • A vitamina A é encontrada na cenoura e melhora a visão. Saiba mais em Como funciona a vitamina A .
  • As vitaminas do complexo B existem em muitos tipos diferentes e apresentam uma série de benefícios à saúde. Como funcionam as vitaminas B explica tudo detalhadamente.
  • Como funciona a vitamina C mostrará como essa vitamina pode melhorar seu sistema imunológico e até combater o câncer.
  • A exposição suficiente ao sol faz com que seu corpo produza seu próprio suprimento de vitamina D. Saiba mais em Como funciona a vitamina D.
  • A vitamina K afeta principalmente o suprimento de sangue do corpo e a velocidade com que ele coagula. Como funciona a vitamina K pode dar mais detalhes.
  • Para conhecer as muitas vitaminas em nossa dieta e saber a quantidade que deveria ingerir e onde encontrá-las, acesse a página Vitaminas.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.