Benefícios da vitamina D

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

A vitamina D tem uma série de utilidades importantes - tão importantes, que os Estados Unidos passaram a fortificar o leite para prevenir doenças como o raquitismo. A vitamina D funciona de várias maneiras quando entra no organismo, e também possui várias formas de auxiliar na regulação das funções do corpo e na absorção dos nutrientes.

Uma pesquisa mostra que muitos tipos de células de câncer têm pontos onde a forma ativa da vitamina D pode se unir. Então, quando a vitamina D se une, a replicação das células do câncer perde velocidade. Mas como o excesso de vitamina D é bastante tóxico, é difícil usá-la de forma terapêutica para tratar o câncer, exceto em situações de pesquisa.

Entretanto, a exposição diária ao sol para manter os níveis de vitamina D altos reduz o risco de câncer do cólon. Mas não exagere no bronzeamento - o câncer de pele está bastante associado ao sol!


A vitamina D ajuda a formar ossos fortes.
2007 Publications International, Ltd.
A vitamina D controla se os minerais são depositados
nos ossos ou retirados deles, evitando ossos fracos ou moles

A vitamina D é útil na prevenção de osteoporose. Quando administrada junto com suplementos de cálcio, ela é capaz de fazer os ossos reterem o cálcio, e não liberá-lo.

A vitamina D também pode ter um papel importante na proteção das pessoas contra
esclerose múltipla. Essa doença é tão comum nas latitudes mais elevadas que os pesquisadores estão estudando a possibilidade de a deficiência de vitamina D aumentar o risco de desenvolvê-la.

A vitamina D de uso tópico pode ser útil no tratamento da psoríase, limitando o crescimento das células anormais da pele. No entanto, esse tipo é vendido somente sob prescrição médica e pode ser muito caro.
A vitamina D também diminui os sintomas de algumas formas de
artrite e, possivelmente, ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 1 em crianças.

Se não estiver obtendo quantidade suficiente de vitamina D diariamente, você pode tomar suplementos. Na próxima seção, discutiremos os tipos de suplementos que existem e como saber se você precisa aumentar sua dosagem de vitamina D.

Embora a exposição ao sol seja uma forma de obter vitamina D, ela não é a única. Muitos alimentos contêm vitamina D - alguns, como o leite, até foram fortificados com essa vitamina. Na próxima seção, conheceremos os alimentos que são as melhores fontes de vitamina D.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.