Como funciona a vitamina D

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.
vitamina D

Expondo-se à luz do sol, você pode realmente criar vitamina D - foi o que ajudou a diminuir o risco de doenças relacionadas à deficiência de vitamina D, como o raquitismo e a osteomalácia em regiões do mundo com dias normalmente ensolarados. Mas existe muito mais coisa por trás dessa vitamina do que os olhos conseguem enxergar. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio; sem ele, os ossos ficam fracos. Entretanto, o excesso de vitamina D pode ser tóxico, especialmente em crianças. Nesse artigo, discutiremos a importância e a quantidade necessária de vitamina D.

  • O que é vitamina D?

    Seu corpo pode produzir sua própria vitamina D se exposto ao sol por tempo suficiente. Os pesquisadores descobriram isso depois que perceberam que as doenças relacionadas à deficiência de vitamina D, como o raquitismo, eram raras em climas quentes. Na década de 20, prevenia-se o raquitismo dando às crianças óleo de fígado de bacalhau ou alimentos expostos aos raios ultravioleta. Hoje, essa doença é rara nos Estados Unidos, pois o leite agora é fortificado com vitamina D. Conheça a história da vitamina D.


  • Benefícios da vitamina D

    Sol: mocinho ou vilão?

    O sol estimula a produção de vitamina D no nosso corpo, ótimo para quem tem medo de osteoporose. Mas tomar banho de sol não eleva o risco de ter câncer de pele?

    Leia mais em VEJA.com

    A vitamina D é necessária para ajudar o corpo a absorver o cálcio e o fósforo, que auxiliam no crescimento dos ossos e dentes. Além disso, a vitamina D controla se esses minerais são depositados ou retirados nos ossos. Se os minerais são mais retirados do que colocados, os ossos podem ficar moles e fracos. Nessa página, discutiremos os usos da vitamina D.


  • Alimentos que contêm vitamina D

  • Os alimentos que contêm quantidade significativa de vitamina D naturalmente não são necessariamente alimentos que você vai querer exagerar: manteiga, nata, gema de ovo e fígado. Entretanto, todo tipo de leite, inclusive o desnatado, é fortificado com vitamina D. Saiba mais sobre os alimentos ricos em vitamina D.


  • Deficiência de vitamina D

  • A deficiência de vitamina D causa o raquitismo, ou amolecimento dos ossos, em crianças, e osteomalácia, em adultos, que envolve a perda de cálcio e proteína dos ossos. Embora o raquitismo seja raro nos Estados Unidos atualmente, ainda há casos em crianças de baixa renda e vegetarianas, e em bebês amamentados por muito tempo no seio sem nenhuma outra suplementação. Saiba mais sobre a deficiência de vitamina D nessa seção.


  • Suplementos de vitamina D

    O acréscimo de uma quantidade extra de vitamina D à dieta pode ser útil para vegetarianos, bebês que mamam no seio e pessoas com raquitismo. Entretanto, o excesso de vitamina D pode ser tóxico, resultando em depósito de cálcio nos rins, coração e outros tecidos, que causa lesões irreversíveis; por isso, as doses devem ser controladas com cuidado. Veja essa seção para obter mais informações sobre os suplementos existentes e a quantidade necessária.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.