Alimentos que contêm vitamina B6

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

A vitamina B6 existe em todos os alimentos, de uma forma ou de outra. Os vegetais geralmente são ricos em piridoxina, enquanto a piridoxamina e a piridoxal são mais comuns nos alimentos de origem animal. As três formas da vitamina B6 - piridoxina, piridoxamina e piridoxal - aparentemente têm a mesma atividade biológica.


Prato de comida
©iStockphoto.com/Joe Biafore
A carne e outras proteínas são boas fontes de vitamina B6

Alimentos ricos em proteína, carne, trigo integral, salmão, noz, germe de trigo, arroz integral, ervilha e feijão são excelentes fontes. As verduras contêm quantias menores, mas, se consumidas em grande quantidade, podem ser uma fonte importante. Mesmo que a piridoxina se perca quando os grãos forem moídos para a produção da farinha, os fabricantes não adicionam piridoxina em produtos enriquecidos, exceto a alguns cereais altamente fortificados.

Confira alguns alimentos que contêm vitamina B6:

Alimento Quantidade       Piridoxina (mcg)
Banana 1 média 0,66 
Cereal Corn Flakes   1 xícara  0,52 
Bebida matinal instantânea 1 envelope 0,50 
Couve de Bruxelas, cozida 1 xícara   0,45 
Halibute 85 g  0,43 
Cereal Cheerios 1 xícara  0,41 
Abacate 1/2 médio  0,36 
Costeleta de porco   85 g  0,33 
Batata, assada, sem casca 1 média  0,28 
Rosbife 85 g  0,27 
Melão cantalupo 1/4 da unidade  0,26 
Queijo cottage, (pobre em gordura) 1/2 xícara  0,18 
Costeleta de carneiro 85 g  0,15 
Tomate 1 médio  0,14 


Mesmo com uma ampla variedade de fontes de vitamina B6, a maioria das pessoas não come quantidade suficiente dessa vitamina. Na próxima página, você verá qual é o consumo diário recomendado.

A vitamina B6 é apenas uma das vitaminas que fazem parte de uma dieta saudável. Acesse os links a seguir para saber mais.

  • Relaxe; você encontrará a vitamina B5, que combate o estresse, em todo alimento que comer. Saiba mais em Como funciona a vitamina B5.
  • A biotina auxilia no metabolismo, transformando alimento em energia. Saiba mais em Como funciona a biotina (em inglês).
  • Todo mundo sabe que a vitamina C combate o resfriado. Saiba como ela consegue dar conta do recado em Como funciona a vitamina C.
  • A exposição suficiente ao sol faz com que seu corpo produza seu próprio suprimento de vitamina D. Conheça os detalhes em Como funciona a vitamina D.
  • A vitamina E é um antioxidante, que mantém o sangue limpo. Separe a realidade da ficção em Como funciona a vitamina E.
  • Para conhecer as muitas vitaminas em nossa dieta, saber a quantidade que deveria ingerir e onde encontrá-las, acesse a página Vitaminas.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.