Alimentos que contêm vitamina A

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

Tanto os alimentos animais quanto os vegetais possuem atividade da vitamina A. O retinol, também chamado de vitamina A pré-fabricada, é a forma natural encontrada nos animais. Os carotenóides, encontrados nas plantas, são compostos que o corpo consegue transformar em vitamina A.

O fígado é a melhor fonte de vitamina A. Entretanto, muitos especialistas recomendam o consumo de fígado apenas uma ou duas vezes por mês devido às substâncias tóxicas que ele contém. Os poluentes ambientais tendem a se acumular no fígado do animal. Gema de ovo, queijo, leite integral, manteiga, leite desnatado e margarina também são boas fontes de vitamina A. Mas cuidado, pois todos esses alimentos, com exceção do leite desnatado, são ricos em gordura total e gordura saturada, e todos, exceto a margarina, são ricos em colesterol. O azeite-de-dendê, usado na culinária em muitos países tropicais, e o óleo de fígado de peixe tomado como suplemento também são ricos em vitamina A. Uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau contém mais de 12.000 UI, mais que o dobro do consumo diário recomendado para adultos.

As gemas de ovo são uma boa fonte de vitamina A.
2007 Publications International, Ltd.
As gemas de ovo são uma boa fonte de vitamina A

Devido ao alto teor de gordura e colesterol da maioria dos alimentos ricos em vitamina A, assim como a possibilidade de super dose, recomenda-se que não se consuma essa fonte em excesso só para suprir a necessidade de vitamina A (estudos recentes sugerem que a vitamina A, como retinol, pode ser tóxica em doses muito menores do que as consideradas anteriormente) Atualmente, os norte-americanos ingerem cerca de metade de vitamina A como retinol, de fontes animais, e metade como carotenóides, de fontes vegetais.

Veja a seguir os alimentos que são uma boa fonte de vitamina A.

Alimento Quantidade
Vitamina A, em UI Equivalentes de retinol (ER)
Batata-doce assada sem casca
1 média 28.805 2.881
Abóbora enlatada 1/2 xícara 27.018 2.702
Batata-doce cristalizada 1 média 25.188 2.519
Fígado de boi cozido 56 g 20.230 6.130
Espinafre enlatado, sem água 1 xícara 18.781 1.878
Batata-doce enlatada 1 xícara 15.966 1.597
Espinafre cozido, fresco ou congelado 1 xícara 14.790 1.479
Cenoura crua 1 média 12.767 1.277
Melão
1/2 médio 12.688 1.269
Ervilha e cenoura congeladas (cozidas, sem água) 1 xícara 12.418 1.242

A deficiência de vitamina A pode causar uma série de problemas de saúde, como maior suscetibilidade a doenças infecciosas. Vá para a próxima página para saber mais sobre a deficiência de vitamina A e o consumo diário recomendado.

A vitamina A é apenas um dos muitos nutrientes essenciais que precisam fazer parte de sua dieta. Para obter mais informações, acesse os links a seguir:

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