O que é vitamina A?

Autor: 
Jennifer Brett, N.D.

A vitamina A foi a primeira a ser descoberta. No início do século 20, os pesquisadores reconheceram que uma certa substância nas gorduras animais e nos óleos de peixe era necessária para o crescimento dos animais jovens. Os cientistas, originalmente, chamaram-na de "A solúvel em gordura". Posteriormente, passaram a chamá-la de vitamina A.

A vitamina A é essencial para uma visão saudável, especialmente a nossa capacidade de enxergar no escuro.
2007 Publications International, Ltd.
A vitamina A é essencial para uma visão saudável

O papel mais bem definido da vitamina A é o que ela exerce na visão, especialmente na capacidade de enxergar no escuro. Os metabólitos da vitamina se associam a certas proteínas para formar pigmentos visuais que ajudam o olho a se ajustar do claro para o escuro. Entretanto, esse processo utiliza uma grande quantidade de vitamina A. Se ela não for reposta, poderá ocorrer cegueira noturna.

Além disso, uma deficiência de vitamina A resseca o revestimento transparente do olho (a córnea) e a membrana sobre o branco dos olhos (a conjuntiva). Se não for tratado, esse problema, chamado de xeroftalmia, causa lesões irreversíveis e cegueira. A deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira no mundo.

A vitamina A também é importante para o crescimento e a reprodução normais - especialmente para o desenvolvimento correto dos ossos e dos dentes. Estudos feitos com animais revelam que a vitamina A é essencial para a formação normal do espermatozóide, para o crescimento de um feto saudável e, talvez, para a síntese dos hormônios esteróides.

Outro papel importante, porém mal compreendido, da vitamina envolve a conservação da pele saudável. O consumo aumentado de vitamina A não fará sua pele flácida ficar bonita de uma hora para outra, mas sua deficiência poderá causar problemas de pele. Além disso, o consumo adequado dessa vitamina garante que as membranas mucosas dos tratos gastrointestinal e respiratório sejam saudáveis. Dessa forma, a vitamina A ajuda o corpo a resistir a infecções.

Ela também está sendo estudada por sua função na criação de cópias normais de nossas células à medida que se reproduzem. As células que não se diferenciam em tipos celulares específicos têm uma chance maior de sofrer mudanças pré-cancerosas do que as células diferenciadas normalmente. Estudos atuais sugerem que os níveis adequados de retinol podem ajudar a prevenir câncer do fígado, da próstata e, possivelmente, do cólon.

Como já aprendemos, a vitamina A é essencial para uma visão saudável. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios terapêuticos da vitamina A.

A vitamina A é apenas um dos muitos nutrientes essenciais que precisam fazer parte de sua dieta. Para obter mais informações, acesse esses links.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e elas não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.