Escolha sua proteína

Autor: 
Katie Lambert

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o importante para uma dieta vegetariana (em inglês) saudável é a variedade. Antigamente, alguns nutricionistas recomendavam um conceito chamado de proteínas (em inglês) complementares. De acordo com esse conceito, um vegetariano precisa combinar fontes diferentes de proteínas na mesma refeição (arroz com feijão, por exemplo), dependendo da composição de aminoácidos dos alimentos. Esse conceito deu muita dor de cabeça para os vegetarianos - saber qual alimento continha leucina e qual possuía a lisina necessária exigia uma tabela e alguns cálculos. Hoje, os nutricionistas e as agências governamentais afirmam que é importante variar as fontes de proteínas, mas não é necessário fazê-lo na mesma refeição. 

 

tofu
Voon Nam Fook | ­Dreamstime.com
O tofu, um produto de soja, é uma excelente fonte de proteínas completas

Os vegetarianos, em busca de proteínas não-animais, têm inúmeras opções. Lentilhas e ervilhas, grãos integrais, e grãos e nozes são uma boa fonte de proteínas. A proteína de soja é tão completa quanto a proteína animal. O tofu, feito de leite de soja coalhado, é extremamente rico em proteínas e existe em diversas formas e sabores. A TVP (textured vegetable protein - proteína vegetal texturizada) é um produto em pó de soja desidratada que pode ser usado como substituto da carne. A maioria dos alimentos é feita de de glúten de trigo (ou seitan), conhecido por sua versatilidade nas receitas. O ideal é procurar fontes de proteínas de baixa gordura em vez de tentar substituir o alimento por outro rico em gordura, como o queijo. Uma dieta variada é importante para qualquer pessoa, não apenas para os vegetarianos.

De acordo com a American Heart Association, a maioria dos americanos excede sua necessidade de proteínas [fonte: American Heart Association (site em inglês)]. A carne é rica em proteínas, mas também pode ser rica em gorduras, especialmente a gordura saturada. A ingestão excessiva de carne pode levar à doença coronariana (em inglês) e a outras doenças, como diabetes (em inglês). As dietas ricas em proteínas também podem levar a problemas nos rins. Seguir uma dieta da moda rica em proteínas que elimine, ou reduza muito, a ingestão de carboidratos, também pode tirar o cálcio dos ossos. Vegetariano ou não, todo mundo deveria fazer uma dieta balanceada.

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