Como os vegetarianos suprem a necessidade de proteínas?

Autor: 
Katie Lambert

Talvez você já tenha ouvido falar da dieta Atkins, uma dieta rica em proteínas (em inglês) que deu início a uma tendência e levou os nutricionistas e toda a mídia a uma espécie de obsessão por proteínas. A proteína é realmente tão importante? E quanto aos vegetarianos? Se você não comer carne, estará perdendo algo importante na sua dieta?

 

 

comedor de alface
Andrey Popov | Dreamstime
Os vegetarianos comem muitas verduras,
mas onde está a proteína?

As proteínas ajudam a formar todas as células no corpo humano, dos cabelos às moléculas de transporte do sangue. Uma pessoa com deficiência de proteínas não consegue crescer, perde massa muscular e possui os sistemas respiratório, cardíaco e imunológico enfraquecidos.

As proteínas são compostos orgânicos feitos de aminoácidos. O corpo consegue produzir alguns de seus próprios aminoácidos, chamados de não-essenciais. Os aminoácidos que o corpo não consegue produzir sozinho são chamados de aminoácidos essenciais. As pessoas devem receber essas proteínas do alimento que ingerem.

Se uma comida contém aminoácidos essenciais suficientes, é chamada de proteína completa. Carnes, peixes, moluscos, ovos, leite e produtos à base de soja são proteínas completas. Se a proteína em um alimento não tem todos os aminoácidos essenciais, ela é uma proteína incompleta. Frutas, grãos e verduras são proteínas incompletas.

Existem diferentes tipos de dietas vegetarianas. Vegetarianos radicais são os mais rigorosos - comem somente produtos à base de vegetais. Os lacto-vegetarianos aceitam produtos à base de leite, e os lacto-ovo-vegetarianos incluem ovos, assim como leite, em sua dieta. As pessoas que deixam de comer carne vermelha, mas que ainda comem frango ou peixe, são chamadas de semivegetarianos ou vegetarianos parciais.