Como funciona a vasectomia

Autor: 
Britt Berg

Talvez os dias exaustivos e noites sem dormir enquanto seus filhos eram pequenos tenham te esgotado. Ou, como um homem solteiro, você pode ter se dado conta de que realmente não quer ter filhos. Ou ainda você pode fazer parte de um grupo crescente de homens que veem a vasectomia como uma decisão de consciência ambiental – ao se recusar a ter filhos, alguns acreditam que estão ajudando a preservar os recursos da Terra e fazendo o seu papel no que diz respeito ao controle da superpopulação mundial. Não importa a razão, você quer ter absoluta certeza de que aqueles dias em que se preocupava se a sua parceira estava ou não grávida não existem mais.

Embora os resultados sejam atraentes para muitos homens, a cirurgia de vasectomia em si pode provocar medo. Dor nos genitais, riscos à saúde e disfunção sexual são algumas das preocupações de muitos dos homens que um dia já chegaram a pensar em fazer o procedimento. Mas o que diz a ciência sobre isso? Os homens que passam por uma cirurgia de vasectomia têm problemas de ereção ou sofrem com dores crônicas? A vasectomia pode causar câncer? A vasectomia pode ser revertida?

vasectomia
© istockphoto.com /monkeyBusinessimages

A vasectomia é um modo seguro e bastante eficaz no que diz respeito ao controle de nascimento permitindo aos homens desfrutarem de uma vida sexual sem se preocupar com uma gravidez indesejada, por exemplo. Muitos casais glorificam seus benefícios, mas a vasectomia é algo permanente e não se deve passar por isso apenas para satisfazer um capricho. Neste artigo, explicaremos como funciona uma vasectomia e de onde ela veio, e resumiremos o que dizem as últimas pesquisas médicas sobre os efeitos colaterais da vasectomia, seus riscos e complicações.

Teste seus conhecimentos sobre:

Vasectomia