Opções de tratamento

Onde houver exposição à luz ultravioleta (como a luz do sol, por exemplo), haverá potencial para danos celulares. E o olho certamente não é exceção, na verdade, quanto maior a exposição aos raios UV, mais catarata (até três vezes mais risco).

Um banquete para os olhos
A vitamina C, a vitamina E, e o beta-caroteno podem proteger seus olhos de cataratas e degeneração macular. Abaixo, listamos alguns alimentos que podem fornecer estes nutrientes.

Vitamina C
Brócolis*
Couve de bruxelas*
Melão Cantaloup
Couve-flor
Frutas e sucos cítricos
Mamão papaia
Morangos
Suco de tomate

Vitamina E
Amendôas
Oléo de milho e açafrão
Ovos
Amendoins
Sementes de girassol

Beta-caroteno
Damascos
Melão Cantaloup
Cenouras*
Vegetais escuros e com folhas* (couve, espinafre, nabo e couve galega)
Mangas
Pimentões vermelhos
Batatas doces
Abóboras

*Esses alimentos também fornecem luteína e zeaxantina.

O olho está constantemente exposto à luz e ao ar (o que inclui ar poluído) e essa é a receita exata para danos causados por oxidantes. Quando as células são oxidadas, elas disparam reações em cadeia que podem destruir o que quer que esteja em seu caminho, incluindo células saudáveis do cristalino ou da mácula do olho.

De repente, uma conexão entre dietas e doenças oculares não parece mais ser um exagero. Pesquisas a respeito de possíveis conexões entre a nutrição e a visão vêm crescendo muito desde a última década. Agora está claro que os antioxidantes podem ajudar a diminuir a progressão da catarata e podem até ajudar a preveni-las. Os nutrientes antioxidantes ligados a uma menor incidência de catarata incluem o beta-caroteno, vitamina C e vitamina E.


Em um estudo, mulheres que ingeriam muitas frutas e vegetais tiveram risco 39% menor de desenvolver catarata (do tipo que requer cirurgia) do que aquelas que não comiam muito esses produtos. Entre os alimentos que mais protegem estão o espinafre, batata doce e abóbora, todos ricos em beta-caroteno. Outro estudo descobriu que a ingestão diária de 180 miligramas de vitamina C (aproximadamente três vezes a quantidade diária recomendada) reduz em 50% a probabilidade de desenvolver catarata.


Com a degeneração macular, pesquisadores do Instituto Nacional do Olho dos EUA ficaram muito animados com os incríveis resultados de um estudo de 6 anos. Ao menos 25% das pessoas com risco de desenvolver degeneração macular avançada sentiram um efeito protetor com suplementos contendo vitaminas C e E, beta-caroteno e zinco. É claro que os nutrientes não curam a doença e nem restauram a visão perdida, mas podem ajudar a diminuir o progresso da degeneração macular, uma possibilidade maravilhosa para pessoas que sofrem dessa doença que rouba a visão aos poucos.


Outra descoberta interessante feita por uma pesquisa recente é que pessoas com concentrações maculares maiores de luteína e zeaxantina, parecem ter uma maior proteção contra os danos causados pela luz solar e outros fatores ambientais. A luteína e a zeaxantina são encontradas em vegetais de cor amarelada. Pesquisas também sugerem que ingestões maiores de ômega-3, encontrado em peixes gordurosos, soja, gérmem de trigo e óleo de canola, podem ajudar a proteger os olhos da DMRI.


Mas temos que admitir que ainda estamos engatinhando no que diz respeito ao aprendizado sobre as conexões entre nutrição e doenças oculares. Nem todos os resultados obtidos se mostraram promissores. Mas vale a pena observar as possibilidades.

Tomar precauções e aumentá-las com boa alimentação e suplementos pode trazer benefícios para os olhos, ou mesmo a cura dessas doenças.

Dicas para salvar a sua visão
Há vários passos simples que você pode tomar para garantir a saúde de seus olhos, tais como:
  • diminuir a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a luz solar é mais forte;

  • usar um chapéu com borda branca quando sair ao sol;

  • comprar óculos escuros com proteção contra os raios UVA e UVB (o fabricante coloca essa informação no rótulo) e usá-los;

  • parar de fumar. O fumo aumenta a quantidade de danos oxidativos sofridos pelos seus olhos;

  • caso tenha diabetes, mantenha a sua glicose sangüínea sob controle. Altas taxas de glicose sangüínea podem danificar o cristalino do olho;

  • tenha uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Tente comer de cinco a nove porções por dia e lembre-se de incluir as frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C e beta-caroteno;

  • consulte um oftalmologista regularmente para que a detecção aconteça nos estágios iniciais da doença.

Publications International, Ltd.

Essas informações são apenas para fins de conhecimento e NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. Os editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora não assumem responsabilidade por quaisquer conseqüências decorrentes de qualquer tratamento, procedimento, exercícios, alterações de dieta, ação ou aplicação de medicamentos utilizados após ler ou seguir as informações contidas neste artigo. A publicação destas informações não constitui a prática de medicina, e não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar o aconselhamento de seu médico ou outro profissional da saúde.