Que tipo de coloração de cabelo os homens usam

Autor: 
Marshall Brain

Todos conhecem a coloração progressiva para homens: produtos que alcançam a cor desejada pelo uso repetido. Existem algumas dúvidas sobre o uso de acetato de chumbo (em inglês) como revelador desses produtos. Alguns pesquisadores se preocupam com o perigo da contaminação por chumbo pelos usuário por intermédio dos cabelos e das mãos. Já os cabeleireiros profissionais dizem que nunca usam produtos contendo chumbo porque o couro cabeludo pode sofrer queimaduras quando uma tinta para cabelo convencional é utilizada em seguida. Além disso, um produto especial deve ser usado para remover todo o chumbo dos fios antes da coloração tradicional.

Por outro lado, os fabricantes da Grecian Formula, GreyRemover e outras tinturas progressivas dizem que os produtos são seguros porque contêm pequenas quantidades de acetato de chumbo (cerca de 0,6%). Tão pequenas que não podem ser absorvidas pelo corpo se forem aplicadas em um couro cabeludo saudável. A FDA, Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos EUA, aprovou o uso de acetato de chumbo em concentrações pequenas. Informe-se a respeito. Leia as indicações do produto e se você tiver alguma dúvida ligue para a empresa e/ou para um cabeleireiro profissional. Ou você pode fazer o que muitos homens já estão fazendo: mudar para a coloração de cabelo feminina, sem acetato de chumbo e com uma seleção variada de produtos.

Uma das mais novas tendências entre os homens, os mais jovens, principalmente, é o chamado "tipping", em que apenas as pontas dos cabelos são clareadas ou tingidas, a la George Clooney ou Ricky Martin, e as raízes permanecem sem coloração. A nova linha da L'Oréal, Feria for Men, oferece cores desde "goth black" até a mais popular, "platinum blond". Alguns cabeleireiros afirmam que preferem trabalhar com cabelos masculinos, porque se a cor não ficar boa os homens simplesmente pedem para raspar a cabeça, o que não acontece com as mulheres. Os cabeleireiros profissionais falam que os homens mais velhos estão "desistindo" dos cabelos grisalhos, refletindo o desejo de permanecerem sempre jovens.

Veja a seção de coloração de cabelos "Cuidados com o cabelo masculino" da Clairol (em inglês) para mais informações.