Por que eu suo quando durmo?

Autor: 
Mark Boyer

Vou te fazer suar

Em condições normais, o corpo produz entre 500 e
700 milímetros de suor, mas se você está suando em bicas enquanto
dorme, provavelmente você está suando o dobro disso [fonte: Exercise Physiology ].

Ninguém gosta de acordar em uma poça de suor no meio da noite e no intuito de descobrir o que pode estar causando essa sudorese noturna, é importante dar uma olhada em todas as variáveis possíveis. O primeiro e mais óbvio ponto a se considerar é a temperatura e conforto do ambiente em que você dorme como um todo. O calor não é o único fator ambiental que pode causar suor noturno - a umidade também desempenha um importante papel. Outros possíveis fatores que podem contribuir para o suor noturno inclui cobertores ou pijamas muito quentes, mal estar gerado por um colchão velho, ambiente barulhento ou mosquitos no quarto.

suar a noite
© istockphoto.com /Pixdeluxe

A próxima coisa a se observar é a sua saúde em geral. A sua dieta mudou? Você está se sentindo muito cansado? Sintomas de gripe incluem a febre – que é uma resposta normal a uma infecção. Suores noturnos podem resultar de uma febre associada a sintomas de gripe ou resfriado por uma ou duas noites, mas se o suor perdurar além disso, pode ser algo mais sério.

Uma das causas mais comuns dos suores noturnos são os “calorões” da menopausa resultantes de mudanças hormonais no corpo. Uma queda súbita na produção de estrogênio pode confundir o hipotálamo (lembre-se: ele é o termostato de nosso corpo), fazendo com a que temperatura da pele da mulher aumente aproximadamente 6 graus quase que instantaneamente [fonte: Breastcancer.org].

Os homens que estão lendo isso estão se sentindo abençoados por não sofrer esses desconfortos causados por esses calorões, mas nem todos os homens estão isentos. Alguns homens que têm deficiência de testosterona, ou ainda que estão tomando drogas que inibem a produção de testosterona, podem experimentar efeitos semelhantes. Por exemplo, as drogas que provocam a perda de andrógenos e que são prescritas para câncer de próstata também podem confundir o hipotálamo. Os homens não costumam admitir que sofrem de calorões, mas a privação de andrógeno pode acarretar suores noturnos [fonte: Harvard Medical School].