Como funciona o sono

Autor: 
Marshall Brain

Dormir é uma das coisas mais complexas que o ser humano faz. Você já se perguntou por quê? Parece que não faz nenhum sentido sonhos desconexos. Entretanto, há razões para isso.

Se você já se perguntou por que as pessoas têm que dormir ou como os sonhos funcionam, continue lendo. Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre o sono e o que ele faz por você.

Características do sono

Todos reconhecem uma pessoa que está dormindo:

  • a pessoa se deita para dormir;
  • os olhos ficam fechados;
  • a pessoa não ouve nada e quando ouve, acorda imediatamente;
  • a pessoa respira lentamente e num padrão rítmico;
  • os músculos ficam completamente relaxados ao ponto de se a pessoa estiver sentada, poderá cair da cadeira.
  • durante o sono, a pessoa se move na cama; isso acontece uma ou duas vezes por hora; essa pode ser uma maneira de o corpo não prender a circulação de algum membro ou tecido por um período muito longo.

Além desses sinais externos, o coração desacelera e o cérebro faz umas coisas bem malucas.

Em outras palavras, uma pessoa que dorme fica inconsciente para a maior parte das coisas que acontecem no ambiente. A maior diferença entre alguém que está adormecido e alguém que desmaiou ou que está em coma é o fato de que a pessoa que está dormindo pode ser acordada se o estímulo externo for forte o suficiente. Se você balançar uma pessoa, gritar ou acender uma luz forte, ela vai acordar.

Para um animal que vive na floresta, não é muito interessante ficar inconsciente durante oito horas por dia, todos os dias. Mas esse foi exatamente o resultado da evolução. Então, deve existir uma boa razão para isso.

Quem dorme?
Répteis, aves e mamíferos dormem. Isso significa que eles ficam inconscientes durante um período. Alguns peixes e anfíbios diminuem sua consciência, mas não dormem da mesma maneira que os vertebrados superiores. Aparentemente, os insetos não dormem, apesar de ficarem inativos durante o dia ou a noite.

Ao analisar as ondas cerebrais dos répteis, descobriu-se que eles não sonham. Já os pássaros sonham um pouco. Todos os mamíferos sonham durante o sono.

Cada animal dorme de maneira diferente. Alguns animais, como os humanos, dormem em uma longa sessão. Outros animais, os cães, por exemplo, gostam de dormir em curtos períodos. Alguns dormem durante a noite, outros dormem durante o dia.

É mesmo?
As vacas podem dormir de pé, mas só sonham quando estão deitadas.

As baleias e os golfinhos precisam respirar conscientemente; por isso, cada metade do cérebro dorme em momentos diferentes uma da outra, já que uma precisa estar ativa para a respiração.


O sono e o cérebro
Se você conectar um aparelho de eletroencefalografia na cabeça de uma pessoa, pode gravar a atividade de suas ondas cerebrais. Uma pessoa acordada e relaxada gera ondas alfa, que são oscilações consistentes de cerca de 10 ciclos por segundo. Uma pessoa alerta gera ondas beta, que são duas vezes mais rápidas.

Durante o sono, dois padrões mais lentos, chamados ondas teta e ondas delta, também acontecem. As oscilações das ondas teta vão de 3,5 a 7 ciclos por segundo e as ondas delta oscilam a menos de 3,5 ciclos por segundo. Quando uma pessoa adormece e entra em sono profundo, os padrões das ondas cerebrais ficam mais lentos. Quanto mais lentos os padrões das ondas, mais profundo é o sono. É mais difícil acordar uma pessoa que está na fase delta.

fases do sono

Fases do sono

Sono REM
Durante a noite, algo inesperado acontece: o sono REM (movimento rápido dos olhos). A maioria das pessoas tem de três a cinco períodos de sono REM por noite. Nessa fase do sono, as ondas cerebrais ficam tão rápidas quanto as ondas dos níveis de consciência. Se você observar uma pessoa ou um cão em sono REM, você vai ver seus olhos se movendo de um lado para outro rapidamente. Durante o sono REM, os braços, pernas e músculos faciais de muitos cães e algumas pessoas se contraem. Os outros períodos do sono são conhecidos como NREM (não-REM).

Durante o sono REM acontecem os sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono REM, ela pode se lembrar claramente dos sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono NREM, ela provavelmente não estará sonhando.

Você precisa passar pelos sonos REM e NREM para ter uma boa noite de sono. Uma pessoa normal passa cerca de 25% da noite em sono REM e o resto em NREM. Uma sessão REM - um sonho - dura de cinco a trinta minutos.

Remédios podem atrapalhar uma boa noite de sono. Muitos deles, inclusive os remédios para dormir, mudam a qualidade do sono e da fase REM.

Perdendo noites
Uma maneira de entender por que dormimos é ver o que acontece quando não dormimos o suficiente.

  • Como você sabe, perder uma noite de sono não é o fim do mundo. No dia seguinte, a pessoa pode ficar irritada, pode ficar facilmente cansada ou hiperativa, em razão da adrenalina.
  • Se a pessoa perder duas noites de sono, as coisas ficam piores. A concentração fica mais difícil e a pessoa se torna consideravelmente desatenta. Os erros passam a ser mais comuns.
  • Depois de três dias, a pessoa começa a ter alucinações e é impossível pensar de forma clara. Se a pessoa não dormir, ela começa a perder o senso da realidade. Ratos forçados a não dormir acabam morrendo, provando que o sono é essencial.

Uma pessoa que não dorme o suficiente pode experimentar muitos desses problemas com o passar do tempo.

Duas outras coisas acontecem durante o sono. O hormônio de crescimento nas crianças é secretado durante o sono, assim como algumas substâncias fundamentais para o sistema imunológico. Você pode se tornar mais propenso a doenças se não dormir o suficiente, e as crianças podem ter seu desenvolvimento comprometido.

Mas a pergunta continua: por que precisamos dormir? Vamos dar uma olhada em algumas possíveis razões.