Como funciona o sonambulismo

Autor: 
Katie Lambert

O sonambulismo é um fenômeno intrigante. Como uma pessoa pode estar inconsciente e, ainda assim, coordenar seus membros de forma que seja possível andar, falar e até, ocasionalmente, dirigir?

"Médico: A senhora vê, os olhos dela estão abertos.
Fidalga: Sim, mas o pensamento está ausente".

Macbeth, Ato V, Cena 1

sleepwalker
Image Source Black/Getty Images
A imagem estereotípica de um sonâmbulo: braços estendidos e olhos fechados

O sonambulismo é um fenômeno classificado como transtorno do sono. Entre os transtornos comuns do sono estão a insônia, a apnéia do sono, a enurese e o bruxismo. Os Drs. Hobson e Silvestri descrevem transtornos do sono como "erros de tempo e de equilíbrio" do cérebro em suas transições entre o sono e a vigília [fonte: Hobson].

Pense na grande complexidade do cérebro e nas muitas tarefas que ele tem de desempenhar: ele mantém a respiração, as batidas do coração, registra todas as memórias de uma vida, permite o riso, o choro, o amor e a conversação. Pense em como você dorme, em como seu corpo transita entre sonhos e períodos sem sonhos. Agora pense como você acorda descansado em certos dias e ansioso em outros. Trata-se de processos complexos, controlados por um órgão complexo.

O que faz com que o corpo de um sonâmbulo se mova? As pessoas costumavam pensar que os sonâmbulos realizavam seus desejos e medos subconscientes. Um exemplo é a Lady Macbeth, de Shakespeare, que durante o dia oculta as profundezas de sua traição, mas à noite, dormindo, confessa sua culpa.

Há quem associe o fenômeno ao ocultismo, como em "Drácula", quando o vampiro enfim consegue cravar os dentes no pescoço de uma Lucy adormecida. Há quem diga que se trata de uma resposta puramente física, ilustrada pela personagem-título de "La Sonnambula", ópera de Bellini cuja protagonista sofre toda sorte de dificuldades em função de ações inocentes que realiza durante o sono.

Neste artigo, estudaremos as causas do sonambulismo: por que ele acontece, como acontece e por que causa tamanho fascínio.

Mais sobre o sono

Para um estudo aprofundado sobre o sono em si, leia Como funciona o sono.