Como parar os soluços

Autor: 
Melissa Jeffries

Quando você tem soluços, provavelmente quer se livrar deles o mais rápido possível. E é comum pessoas bem-intencionadas oferecerem diversas opções de tratamento, qualquer coisa entre tomar uma colherada de açúcar e puxar a própria língua. Nenhuma solução, porém, é comprovadamente mais eficaz do que a outra - pois parece depender da pessoa e da situação específica. E o conselho médico também pode ser bastante variado, com tratamentos que vão desde exame retal digital até cirurgia.

sugar spoon
Fotógrafo: Milosluz | Agência: Dreamstime
Comer açúcar pode modificar
os impulsos nervosos em sua língua,
o que talvez interrompa os espasmos do diafragma

Antes de começar a comer manteiga de amendoim desesperadamente, espere, no entanto, alguns minutos, porque a maioria dos casos de soluços se resolve sozinho. Se você não consegue, porém, esperar ou se os soluços não param, vale a pena tentar um tratamento caseiro. Alguns dos tratamentos caseiros mais populares funcionam com a estimulação da nasofaringe, a parte da faringe que fica atrás das amígdalas e está ligada com as fossas nasais. Esses tratamentos, como beber água pelo lado mais distante do copo, morder um limão ou puxar a própria língua, costumam ser úteis para acabar com soluços que já duram alguns minutos.

Outros métodos populares, como prender a respiração, podem acabar com os soluços porque interrompem o ciclo respiratório. Respirar dentro de um saco de papel, beber rapidamente um copo de água fria ou ser assustado também são coisas que funcionam pela mesma razão. Ninguém tem certeza do porquê, mas a distração da mente costuma acabar com os soluços. Experimente ver o que acontece quando alguém lhe coloca em uma situação difícil e pede para vê-lo soluçando. Se esses métodos não forem eficazes, a acupuntura e a hipnose obtiveram sucesso em pessoas que sofriam de soluços persistentes.

Procedimentos médicos geralmente ficam reservados para aquelas pessoas com soluços persistentes ou intratáveis. Bater na nuca ou esfregá-la, massagear o seio carotídeo (uma artéria no pescoço) e aplicar pressão sobre o globo ocular podem estimular os nervos do diafragma. Um remédio para relaxar o diafragma também é uma opção para alguns pacientes. Tratamentos mais invasivos incluem a estimulação da faringe usando um tubo colocado através do nariz ou da boca, a massagem retal digital, que pode estimular o nervo que controla a glote, o esvaziamento do estômago através de um tubo no nariz e a cirurgia para bloquear os nervos do diafragma.

Confira os links na próxima página para obter mais informações sobre soluços e como acabar com eles.