Timo

Autor: 
Marshall Brain

O timo fica dentro do seu tórax, entre o esterno e o coração. É responsável pela produção de células T (veja a próxima seção) e é extremamente importante para os recém-nascidos - sem o timo o sistema imunológico entra em colapso e o bebê morre. O timo é menos importante para os adultos - se for preciso removê-lo o adulto sobreviverá porque outras partes do sistema imunológico conseguem lidar com a sobrecarga. Contudo, o timo é importante para a maturação das células T (como veremos na seção sobre as células sangüíneas brancas).

Baço
O baço filtra o sangue em busca de células estranhas (procura também células vermelhas velhas que precisam ser substituídas). Uma pessoa que perde o baço fica doente com mais freqüência.

Medula óssea
A medula óssea produz novas células sangüíneas, tanto vermelhas quanto brancas. As células vermelhas são formadas na medula e depois entram na corrente sangüínea. As células brancas amadurecem em algum outro lugar. A medula produz todas as células sangüíneas a partir de células tronco. São chamadas de "células tronco" porque podem transformar-se em tipos específicos de células sangüíneas - são precursoras de diferentes tipos de células.

Células sangüíneas brancas
As células brancas serão descritas detalhadamente na próxima seção.