O sistema endócrino

Autor: 
Editores do Consumer Guide

O sistema endócrino compreende uma variedade de glândulas que produzem hormônios com uma vasta gama de funções vitais. Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos órgãos ou células dos órgãos em uma parte do corpo, e são transportados pela corrente sangüínea para outros órgãos ou tecidos, onde eles controlam ou regulam o desenvolvimento ou função dessas estruturas.

As glândulas endócrinas também são chamadas de glândulas sem dutos, porque secretam hormônios diretamente na corrente sangüínea. Em contraste, as glândulas exócrinas liberam suas secreções através de dutos (por exemplo, as glândulas sudoríparas produzem um fluido que flui para a superfície da pele através de ínfimos dutos de suor).

Os hormônios podem ser considerados mensageiros químicos. Eles são direcionados para células específicas no corpo, e a sua chegada nessas células causa a ocorrência de atividades específicas.

Uma das maiores tarefas dos hormônios é coordenar as atividades dos sistemas de órgãos. Por exemplo, quando uma pessoa tem que correr, o hormônio adrenalina atua no coração para aumentar a sua taxa e força de contração; isso atua nos vasos sangüíneos para aumentar o fluxo de sangue para os músculos e diminuir o fluxo de sangue para o trato gastrointestinal. Os hormônios também ajudam a controlar o tipo e a taxa de crescimento do corpo e o metabolismo.

O sistema endócrino tem uma grande influência na forma como sentimos e agimos. Em contrapartida, a nossa energia e outras necessidades em cada situação estabelecem a atividade do sistema endócrino. Essa relação de retorno é crucial na manutenção de nosso bem-estar geral.

Agora olhemos para os maiores componentes do sistema endócrino na próxima seção.

Este artigo tem propósitos apenas informativos. NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tantos os editores do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e divulgador não se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação na dieta, ação ou aplicação de medicamento que resultem da leitura ou observância das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui a prática da medicina, e não substituiu o conselho do seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de adotar qualquer tipo de tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou outro profissional da saúde