Como funciona o sistema digestivo

Sistema digestivo

O sistema digestivo é responsável pela absorção e transporte de todos os nutrientes que seu corpo precisa para se desenvolver, e pela eliminação de grande parte das impurezas do organismo. Enquanto estiver lendo esse artigo, seu sistema digestivo estará funcionando, com todas as suas partes trabalhando juntas como uma equipe (pelo menos é o que esperamos). 

O sistema digestivo é composto de várias partes que começam na boca e terminam no ânus. Os órgãos que fazem parte do sistema digestivo são auxiliados pelo fígado e pelo pâncreas, assim como também pelo cérebro e pelo sistema nervoso. Tudo que você come percorre um longo caminho pelo seu corpo - se estendido, o sistema digestivo teria aproximadamente 9 metros de comprimento, boa parte só dos intestinos [fonte: Kids Health: Digestive System (em inglês)]. E o percurso todo geralmente termina em questão de horas. Evidentemente, pode haver obstáculos no caminho digestivo, mas trataremos deles depois.

O que acontece com esse sanduíche depois que você o engole?
Juan Monino © istockphoto.com
O que acontece com esse sanduíche depois que você o engole

Então, como exatamente esses órgãos trabalham juntos? Vamos começar seguindo a jornada de um sanduíche de presunto e queijo.

Probióticos

Os probióticos podem ajudar a regular o sistema digestivo. São microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Normalmente são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados.

De acordo com uma pesquisa, aproximadamente 50% das mulheres afirmam que se preocupam com os problemas digestivos quando se trata de manter a boa saúde, e esse é um dos motivos da demanda cada vez maior de probióticos.