Exercícios como terapia para a Síndrome do Túnel do Carpo

Autor: 
Editores do Home Remedies Bible

Exercícios para combater a Síndrome do Túnel do Carpo podem manter os tendões soltos, promover o fluxo sangüíneo e fortalecer os músculos. Porém, interrompa quaisquer exercícios se eles agravarem os sintomas.

Exercícios para as mãos

Os especialistas na área sugerem os seguintes exercícios duas vezes ao dia ou sempre que você precisar de um descanso.

Rotações do punho: com as palmas voltadas para baixo e as mãos levantadas, gire ambos os punhos cinco vezes em cada direção.

Alongamento do polegar: abra sua mão direita e agarre o seu polegar direito com a mão esquerda. Puxe o polegar para fora e para trás até sentir um suave alongamento. Mantenha-o nessa posição por cinco a dez segundos, e solte-o. Repita de três a cinco vezes em cada polegar.

Alongamento dos cinco dedos: estique os dedos de ambas as mãos bem afastados um do outro e mantenha-os assim por cinco a dez segundos. Repita de três a cinco vezes.

Aperto com o polegar: aperte uma pequena bola de borracha firmemente em uma mão de cinco a dez vezes. Depois, estique os dedos. Repita com a outra mão. Se você tiver hipertensão, consulte seu médico antes de praticar regularmente esse exercício.

Exercício para o punho com pesos

Os seguintes exercícios, que pedem pequenos halteres de mão, podem fortalecer os punhos. Tente fazê-los, mas lembre-se de interromper a prática se eles piorarem os seus sintomas.

Rotações de punho com a palma da mão para cima: apóie seus antebraços sobre uma mesa, com as palmas voltadas para cima e as mãos retas sobre a borda da mesa. Com um peso leve (1/2 quilo a 1 quilo) em cada mão, flexione seus punhos para cima dez vezes. Ao longo de várias semanas, gradualmente aumente para 40 repetições em cada punho. Aumente o peso dos halteres semanalmente entre 1/2 quilo até 2,5 quilos, no máximo. Não exceda 2,5 quilos com esse exercício, ou você pode traumatizar o punho.

Rotações de punho com a palma da mão para baixo: adote a mesma posição do exercício anterior, mas com a palma das mãos voltadas para baixo. Flexione seus punhos para cima dez vezes. Gradualmente aumente o número de repetições com o decorrer das semanas.

Rotações de braço: fique de pé e segure os halteres nas laterais do corpo com as palmas da mãos voltadas para frente. Lentamente flexione os braços para cima, mantendo seus punhos retos. Erga cada um dos braços cinco vezes e, ao longo de várias semanas, aumente para 40 vezes.

Para muitos trabalhadores de escritório e balconistas, a Síndrome do Túnel do Carpo é uma condição que pode tornar o trabalho diário doloroso e desconfortável. Mas para muitos, algumas simples mudanças no estilo de vida podem evitar danos maiores e promover a cura.

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