Sinais e sintomas da gravidez

Nas primeiras semanas após a concepção, você provavelmente sentirá pelo menos alguns sinais e sintomas da gravidez. Abaixo estão listados os primeiros e os mais comuns deles.

  1. Período menstrual atrasado - essa geralmente é a primeira dica de que você está grávida. Entretanto, muitas outras condições podem atrasar a menstruação. O atraso da menstruação não é um sinal confiável de gravidez até pelo menos duas semanas após a data para a qual você normalmente o esperava.
  2. Fadiga - existe uma boa razão para você se sentir extremamente exausta durante o início da gravidez. O corpo está muito mais ocupado do que o usual. Está produzindo hormônios, incluindo progesterona, que naturalmente deprime o sistema nervoso central e causa tonteira. E o volume e fluxo de sangue também aumentam, fazendo com que o coração bombeie sangue de maneira mais forte e mais rápida.
  3. Náusea ou vômito - essa sensação pode começar com uma semana ou duas de gravidez. Normalmente acontece pela manhã, mas também pode ser sentida em qualquer hora do dia. A rápida elevação dos níveis de hormônio produzidos pela placenta é a responsável - assim como o seu olfato acentuado. Em torno de 2/3 de todas as mulheres grávidas experimentam esse tipo de desconforto.
  4. Alterações nos seios - entre as primeiras mudanças após a concepção estão o aumento dos seios. Eles podem ficar sensíveis, formigando, pesados e cheios. Com duas semanas de gravidez, os seios começarão a aumentar e a se preparar para produzir leite. A aréola (a área escura em torno dos mamilos) escurece ainda mais devido às mudanças hormonais.
  5. Sangramento leve - durante o primeiro mês de gravidez, você pode notar um sangramento muito leve ou um fluido vaginal amarronzado no período do mês no qual você normalmente ficaria menstruada. Esse sinal é conhecido como sinal da implantação e é causado pela fixação da placenta à parede interna do útero. Se você notar qualquer sangramento após o primeiro mês de gravidez, relate-o imediatamente ao seu médico.
  6. Micção freqüente - como o útero aumenta durante o primeiro trimestre de gravidez, ele pressiona a bexiga dando a sensação de que está cheia. Isso significa que você precisará urinar mais freqüentemente, geralmente em quantidades menores. A necessidade de ir ao banheiro poderá ser freqüente à noite.  

Os sinais e sintomas da gravidez descritos acima são apenas os primeiros das enormes mudanças físicas e emocionais que você experimentará à medida que a gravidez avança.

Boa dica

Se você for ao médico quando a sua menstruação estiver com duas semanas de atraso, ele pode notar outros sinais e sintomas de gravidez que você pode não perceber sozinha. A vagina e o colo do útero por exemplo podem adquirir uma coloração azul ou arroxeada devido ao aumento do fluxo sangüíneo. Esse sinal é conhecido como sinal de Chadwick. E o útero pode ficar com a consistência mais amolecida à apalpação, aumentando de tamanho e assumindo uma forma mais arredondada.