Por quanto tempo você consegue ficar sem comida e sem água?

Autor: 
Charles W Bryant

Você está no escritório lendo uns relatórios. Seu estômago ronca e como você está cheio de trabalho para fazer, mas você ignora. Com grande força e determinação (e já que não há mais nada a fazer), você passa o meio-dia sem almoço. À uma da tarde, você já está sentindo tonturas. Às duas, você sua frio. Às três, finalmente, você desiste e corre atrás de comida e bebe um litro de água de uma só vez como se nunca tivesse visto água na sua vida.

 

Variedade de comida
istockphoto/Jack Puccio
Com uma variedade dessa, quem iria querer ficar sem comer nada?

 

No trabalho, você pode achar que não consegue ficar mais que poucas horas sem comida e água. Ficar sentado em seu escritório certamente não é o melhor jeito de testar seus limites. Há muitos fatores envolvidos na quantidade de tempo que um ser humano consegue sobreviver sem alimento e água. Ficar sem água não é saudável e não vai demorar muito até que você comece a sofrer com a desidratação. Com a comida a história é um pouco diferente. Os seres humanos conseguem ficar um bom tempo sem alimento se estiverem bem hidratados. O peso corporal, a saúde geral e o clima também contribuem nessa situação.

 

Nesse artigo, veremos o que pode acontecer ao seu corpo se você ficar sem água e sem alimento. Nós também conheceremos histórias incríveis de pessoas que aceitaram o desafio de ficar sem um grão de comida ou sem uma gota de água.

 

­Em uma incrível demonstração de resistência, um praticante de trilha japonês sobreviveu por 24 dias ao clima frio sem comida e sem água, em outubro de 2006. Ele pensou que estivesse delirando e que tivesse perdido a consciência após deixar seus companheiros de trilha. Tudo o que ele lembra é de ter deitado em um campo e adormecido e, depois, de ter acordado durante o resgate mais de três semanas depois.

Quando foi encontrado, sua temperatura corporal era de 21 graus centígrados, mais de 15 graus abaixo do normal. Ele praticamente estava sem pulso e seus órgãos haviam parado de funcionar. Os médicos acreditam que ele pode ter entrado em estado de hibernação bem no início de sua provação, preservando a função cerebral e garantindo sua sobrevivência [fonte: BBC (em inglês)].

Homem japonês hiberna como um urso