Parada cardiorespiratória

Autor: 
Ann Meeker-O'Connell

Parada cardiorespiratória significa que o coração (cárdio) e os pulmões (respiratória) não estão funcionando. O coração não bate e a pessoa não respira. Diversos fatores podem causar parada cardiorespiratória, incluindo:

Um infarto, por exemplo, pode danificar o músculo do coração e impedi-lo de se contrair vigorosamente, o que causa uma parada cardiorespiratória. Se você leu o artigo Como funciona o coração, sabe que o coração é um músculo que se expande e se contrai sob o estímulo elétrico de um grupo específico de células marcapasso. A pulsação do coração faz o sangue, cheio de oxigênio e nutrientes, percorrer o resto do corpo. Se o coração não estiver funcionando corretamente ou parar, o sangue não é conduzido ao corpo e o oxigênio e outros nutrientes não vão chegar aos tecidos e aos órgãos (inclusive ao coração). Sem energia para fazer o corpo funcionar, órgãos vitais como coração e pulmões param. Isso é o que conhecemos como parada cardiorespiratória.


Em um infarto, uma espécie de coágulo sangüíneo obstrui uma das artérias coronárias e impede que o sangue chegue até o coração

A parada cardiorespiratória é extremamente perigosa. Se um indivíduo ficar de 4 a 6 minutos sem oxigênio, as células cerebrais começam a morrer muito rápido. A cada minuto, o dano vai aumentando. A maioria das pessoas não consegue sobreviver por muito tempo neste estado.