Remédios naturais para se recuperar rapidamente de um resfriado

O ditado é antigo e bastante conhecido: descanso e caldo de galinha não fazem mal para ninguém. Trata-se de uma das fórmulas mais populares para a recuperação de resfriados. Afinal, essa incômoda e bastante comum doença costuma afligir as pessoas com muita frequência, especialmente nos períodos do ano em que há mudanças bruscas de temperatura.

O próprio corpo trata de combater o resfriado e dá conta sozinho de mandar os germes embora. Porém, se tiver algum tipo de ajuda, pode fazer isso mais rapidamente diminuindo o desconforto de quem foi afetado pela doença. E não há necessidade de correr para a farmácia e se entupir de medicamentos para atingir esse objetivo. Além da canja de galinha, existem uma série de recursos naturais para aliviar os problemas causados por gripes e resfriados. Muitos deles podem ser encontrados com facilidade na grande maioria das residências.

Veja a seguir alguns desses métodos:

1) Alho

O alho é um antibiótico, antifúngico e antibacteriano natural. Logo, é capaz de enfrentar qualquer doença. Pique um ou dois dentes e coloque em um copo de água. Beba rapidamente. Se o resfriado for mesmo forte, você nem vai sentir o sabor. Mulheres grávidas devem limitar a dose a um dente de alho por dia.

2) Líquidos quentes

Aos primeiros sinais do resfriado, use e abuse de líquidos quentes como chás de ervas e mesmo suco de limão em água morna. O calor ajuda a impulsionar o sistema imunológico e existem uma série de ervas capazes de combater infecções.

3) Canela

É antiviral eficaz e também antibiótico. Se estiver doente, misture uma colher de sopa de canela com uma colher de chá de mel. Essa solução picante é muito eficaz para aliviar a tosse, a congestão e ajuda a baixar a febre.

4) Comidas brancas

Logo ao perceber os primeiros sinais da doença, remova todos os alimentos brancos de sua dieta. Isso inclui grãos, açúcares, leite, queijo, laticínios, adoçantes, refrigerantes e outros. Eles diminuem a capacidade de cura do corpo. Quando se está resfriado não há necessidade de comer muito. O corpo precisa se concentrar mais no combate à doença que na digestão. Aí entra a canja de galinha com líquidos quentes para prover as calorias necessárias sem forçar o sistema digestivo. A hidratação é essencial, assim como o descanso.

5) Gengibre

Raiz de gengibre fresca mergulhada em água e fervida pode produzir um chá que é muito eficaz no combate à sinusite e à congestão.

6) Camomila

O chá é excelente especialmente para crianças. Acalma, ajuda a dormir melhor, reduz a inflamação e a febre. Além do consumo como bebida, coloque um saco de chá em água morna e deixe sobre o olho por cerca de 15 minutos. Faça o procedimento a cada duas horas que irá reduzir o inchaço no local que é causado pela gripe.

7) Erva do gato

A catnip ou erva do gato ajuda a induzir o sono e combate gripes e resfriados. Pode ser usada como chá. Também é ótima para crianças.

8) Vitamina C

Provavelmente a vitamina C é a melhor para o combate de gripes e resfriados. Grandes quantidades podem acelerar a recuperação. Sucos de acerola e cereja são altamente recomendados.

9) Cochilos

Por mais que você tenha tarefas a realizar e não possa simplesmente deixar tudo de lado, faça alguns intervalos para descansar. Tire alguns cochilos, nem que seja por apenas 20 minutos. Isso ajudará em muito na recuperação. Os deveres certamente continuarão esperando por você depois desse período.

10) Fim de noite

Encerre seu dia mais cedo. É preciso ir para cama antes do que se está habituado. Se você está doente, precisa dormir mais do que o normal, pois seu corpo necessita desse tempo extra para combater os germes invasores e se recuperar.

11) Mantenha-se quente

Manter o corpo quente durante o processo de recuperação irá ajudar. Só não exagere na hora do banho. Água em uma temperatura muito alta não faz bem.

12) Assoe o nariz corretamente

Não exagere na hora de assoar o nariz. Faça isso somente quando for absolutamente necessário, pois o excesso do uso de lenço na região pode causar danos à passagem nasal. Depois de assoar, certifique-se de lavar bem as mãos, preferencialmente com sabão antibacteriano, para evitar a propagação de vírus. É possível até usar um pouco de vaselina para lubrificar e hidratar as narinas.

13) Umidifique o ar

Para ajudar na respiração, deixe o ar mais úmido. Isso pode ser feito com um umidificador. Não se esqueça de manter o aparelho limpo para evitar a propagação de germes. Porém, há maneiras simples de fazer isso sem recorrer a esse tipo de apetrecho. Bacias com água espalhadas pela casa também conseguem dar conta de realizar essa tarefa.

14) Gargarejo

Faça garguarejos regulares com água salgada quente se tiver dor de garganta. Meia colher de chá de sal por copo é suficiente. Uma aplicação a cada duas horas basta. Isso, além de ajudar a voltar ao normal mais rapidamente, vai evitar novas infecções na região.

15) Corte o cigarro

Se você for fumante, pare ao menos quanto estiver doente. A fumaça irrita o sistema respiratório fazendo o resfriado durar mais tempo e aumentando o risco de desenvolvimento de outras infecções respiratórias.