Qual a quantidade de sódio que você deve consumir por dia?

Autor: 
Alia Hoyt

Da próxima vez que você se sentir tentado a trocar uma refeição fresca por uma comida congelada ou enlatada, pense duas vezes. Sopas enlatadas e vegetais, bem como os temperos e misturas preparadas estão entre os piores em termos de teor de sódio. Quer esteja sendo usado para dar sabor a um determinado alimentou ou para agir como um conservante, o sódio está escondido em muitas das suas comidas favoritas.

Adultos saudáveis devem consumir cerca de 2.300 mg de sódio por dia
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Adultos saudáveis devem consumir cerca de 2.300 mg de sódio por dia

Então, quanto é muito? O sódio está naturalmente presente na maior parte das comidas em pequenas quantidades. Na verdade, nós até mesmo precisamos de uma pequena quantidade de sódio em nossa dieta diária para ajudar na transmissão de impulsos nervosos em nossos corpos, manter o equilíbrio dos fluídos e a saúde muscular.

Infelizmente para os consumidores de sódio que acabam não tendo consciência do que acontece, muitos fabricantes de alimentos adicionam uma quantidade muito maior de sódio em seus produtos do que a quantidade que a gente realmente precisa. Como resultado, 75% do nosso consumo diário de sódio vêm de alimentos processados e não de fontes naturais, de acordo com a Associação Americana do Coração.

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Especialistas aconselham que determinados grupos de riscos, como pessoas com pressão arterial alta, diabetes ou doenças renais, devam consumir não mais do que 1.500 mg de sódio por dia. Afro-americanos e pessoas de meia idade também devem limitar o consumo, mas os adultos saudáveis podem consumir com segurança cerca de 2.300 mg por dia, de acordo com a Clínica Mayo.

Aqui vai um dado real para abrir os olhos daqueles que acham que não consomem toda essa quantidade de sódio: a maioria dos americanos consome em média 3.436 mg por dia. Se você está apenas começando a aprender um pouco sobre nutrição, pode parecer quase impossível manter-se na linha quando o assunto é alimentação saudável.

E por que temos que também controlar a quantidade de sódio na enorme lista de coisas que temos que tomar cuidado em nossa dieta? A razão é tanto simples como enervante: o excesso de consumo de sódio está ligado à pressão alta que por sua vez desempenha um importante papel no desenvolvimento de problemas de saúde como doenças cardíacas, renais, acidente vascular ou insuficiência cardíaca congestiva.

Limitar a ingestão de sódio não deve ser tão assustador quanto parece. Algumas receitas pedem sal, mas não necessariamente precisam dele, portanto você pode experimentar deixás-la sem ou diminuir a quantidade. Reduza a quantidade de alimentos processados que você consome pois eles têm uma grande quantidade de sódio. Sempre dê uma olhada no rótulo dos alimentos – a quantidade de sódio pode variar significativamente de uma marca para outra. Fique longe de produtos que contenham mais de 200 mg por porção. Muitos produtos trazem no rótulo algo como “sem sal” ou “sem sódio”. Fique atento a rótulos que trazem algo como “sódio light” ou “sódio reduzido” – esses produtos podem ter baixos níveis de sódio, mas altas quantidades de sal.

Estar simplesmente consciente da quantidade dessas substâncias pode te ajudar a fazer as reduções necessárias para manter uma dieta mais saudável.