Prevenção da teníase

Autor: 
Michele Price Mann

As infestações mais comuns da tênia em pessoas são causadas pela Taenia solium (tênia do porco), Taenia saginata (tênia do boi), Hymenolepis nana (tênia anã) e Diphyllobothrium latum (tênia do peixe). As formas adultas dessas tênias vivem nos seres humanos, embora as formas não desenvolvidas vivam em outros animais.

Informações sobre a teníase

As tênias são adquiridas ingerindo-se alimentos crus ou mal cozidos que contenham a forma não desenvolvida do verme. A maioria das pessoas que têm tênias nunca apresenta sintomas. Entretanto, quando as tênias causam problemas, os sintomas podem incluir náusea, diarréia, dor de estômago, perda de apetite e fraqueza geral. A tênia do peixe pode provocar deficiência de vitamina B12.

Alimentos crus ou mal cozidos, como peixe, podem carregar tênias larvares, que podem infestar seres humanos e se transformarem em tênias adultas.

2006 Publications International, Ltd.

Alimentos crus ou mal cozidos podem carregar larvas de tênias,
que podem infestar seres humanos e se transformar em tênias adultas

As pessoas geralmente não são hospedeiras de formas larvares de tênias, mas uma complicação chamada cisticercose ocorre quando se ingere os ovos da tênia do porco, normalmente, através do contato com alguém que hospeda a forma adulta. A cisticercose pode afetar o cérebro e causar convulsões. Da mesma forma, a equinococose (que provoca um cisto no fígado e/ou pulmão) é causada pela ingestão dos ovos de uma tênia que geralmente vive no intestino dos cachorros.
As tênias são facilmente tratadas com medicamentos.

Quem corre risco de ter teníase?

As tênias podem infectar qualquer pessoa que coma um alimento contaminado.

Medidas de defesa

Assim como a maioria das infecções de origem alimentar, as tênias podem ser evitadas através do bom senso comum, como não comer carne crua ou mal cozida e praticar bons hábitos de higiene na cozinha. Se você gosta de sushi, a boa notícia é que a maioria dos peixes usados em restaurantes não hospeda a forma infecciosa da tênia do peixe.

Embora a maioria das pessoas se recupere completamente de uma triquinose, os sintomas são bastante desconfortáveis e podem durar meses. Vá para a próxima seção para saber como evitar a triquinose.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O
OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer
Guide (R), Publications International, Ltda., nem o autor, nem a
editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis
oriundas de tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar,
ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou da aplicação
das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não
constitui prática de medicina, e elas não substituem a orientação de
seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se
submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento
médico ou de outro profissional da área da saúde.