Prevenindo abscessos

Autor: 
Michele Price Mann

Bactérias normalmente causam abscessos, mas outros microorganismos como parasitas e fungos também são responsáveis pelo problema.

Orientação sobre abscesso

Se um invasor nocivo se instalar em algum local do corpo, o sistema imunológico monta uma defesa enviando à área glóbulos brancos, as células que combatem as infecções. Os glóbulos brancos cercam os invasores, mantendo-os distantes dos tecidos e órgãos próximos. Conforme os glóbulos brancos constroem barreiras, há formação de pus, que é uma mistura de glóbulos brancos, bactérias e tecidos vivos e mortos. Essa massa de fragmentos é um abscesso.

Pessoas com celulite ou abscessos na pele têm chance maior de desenvolver linfangite.
2006 Publications International, Ltd.
Abscessos na pele acontecem quando uma ferida facilita a entrada dos germes no corpo

A maneira como se desenvolve um abscesso irá depender de sua localização. Abscessos na pele podem surgir a partir de cortes, punctura ou outro problema de pele que permita aos germes entrarem no corpo. Abscessos nos dentes normalmente se formam quando um canal ou uma doença na gengiva não são tratados. Outros abscessos se formam em qualquer lugar onde os invasores inimigos e os glóbulos brancos se unam para lutar.

O abscesso na pele é um dos tipos de abscesso mais comuns. A área ao redor do abscesso na pele fica quente ao tato, mole, inchada e avermelhada. Os abscessos em dentes também são bastante comuns. Nesse caso, pode surgir dor, inchaço nas gengivas e no maxilar e, provavelmente, febre. Outros locais onde abscessos surgem são pulmão, fígado, cérebro, coluna vertebral, reto e área vaginal (Abscesso na Glândula de Bartholin).

Abscessos na pele são normalmente tratados com drenagem. Os antibióticos tem um papel secundário (quando apropriado). Os abscessos profundos são tratados com antibióticos, mas drenagem cirúrgica também pode ser utilizada. Complicações graves acontecem quando germes de um abscesso se espalham pelo tecido ao redor.

Quem corre risco de ter um abscesso?

Qualquer pessoa corre risco de ter um abscesso.

Medidas preventivas contra abscessos

Prevenir um abscesso realmente depende de onde o abscesso se localiza, mas em geral pode ser evitado com medidas de higiene. Para prevenir abscessos na pele, limpe feridas e bolhas de forma adequada, usando um produto bactericida e um anti-séptico para tratar qualquer machucado na pele. Para prevenir abscessos nos dentes, escove-os e use o fio dental todos os dias, além de fazer visitas regulares ao dentista. Também é muito importante evitar causadores de cárie como alimentos e bebidas com açúcar.

Celulite, uma infecção bacteriana na pele, começa pelas camadas externas da pele, podendo atingir o tecido mais interno e também a corrente sangüínea. Veja a próxima seção para saber mais sobre como tratar e prevenir a celulite.

Estas informações tem apenas propósito de
esclarecimento. NÃO VISAM PROPORCIONAR ACONSELHAMENTO MÉDICO. Nem os
Editores do Guia dos Consumidores (R), Publications International,
Ltd., nem o autor, nem o editor assumem a responsabilidade por qualquer
eventual consequência de tratamento, procedimento, exercício, mudança
na dieta, ação ou aplicação de medicamentos a partir da leitura ou da
prática descrita neste artigo. A publicação de tais informações não
representa o exercício da medicina e elas não substituem a recomendação
de um médico ou de outro profissional da saúde. Antes de decidir fazer
qualquer tratamento, o leitor deve procurar orientação de um médico ou
de outro profissional da área médica.