Como prevenir e tratar a enxaqueca

Autor: 
Isabela Benseñor

A enxaqueca é um tipo especial de dor de cabeça que causa muito incômodo devido à intensidade da dor. Ela é muito mais freqüente nas mulheres do que nos homens e costuma aparecer pouco antes, durante e depois da menstruação. A enxaqueca tem algumas características que tornam fácil o seu reconhecimento. Os médicos chamam a enxaqueca de migrânea, que vem do grego e quer dizer "dor de um só lado da cabeça". Mas o nome enxaqueca vem do árabe, e também quer dizer dor de um lado só da cabeça.

A dor na enxaqueca é muito intensa. Para avaliarmos essa intensidade, basta analisar se a dor atrapalha ou impede as atividades diárias. A dor que não atrapalha as atividades de rotina é uma dor fraca; a dor que atrapalha as atividades de rotina, ou seja, a pessoa vai para o trabalho ou escola porém seu rendimento é menor, é considerada uma dor de intensidade moderada; e a dor de forte intensidade é aquela que impede a pessoa de realizar suas atividades de rotina, como trabalhar.

A dor na enxaqueca é muito intensa.
A dor na enxaqueca é muito intensa e pode atrapalhar as atividades diárias

Outra característica importante é o tipo de dor. A dor na enxaqueca é latejante ou pulsátil, ou seja, aumenta e diminui no ritmo das batidas do coração. Em geral, ela é de um só lado da cabeça e costuma durar mais de 4 horas, podendo doer por 2 a 3 dias. A dor aumenta quando a pessoa faz algum movimento com a cabeça, principalmente o ato de abaixar a cabeça para pegar alguma coisa. A luz, o barulho e os perfumes costumam desencadear ou aumentar a intensidade da dor. Por exemplo, você já teve dor latejante quando alguém entra no elevador com um perfume forte? E, por último, muitas vezes a enxaqueca é acompanhada de náuseas ou vômitos.

Alguns alimentos como chocolate, glutamato de sódio (comum na comida chinesa), embutidos (salames, salsichas, etc) e vinho tinto são desencadeantes comuns de crise. A alteração dos hábitos de vida, como dormir pouco ou dormir demais, também são desencadeantes importantes de crises de dor. Estresse e ansiedade também podem desencadear dor.

Principais características da enxaqueca:

  • Duração de 4 horas a 3 dias
  • Dor de intensidade moderada a forte
  • Dor de um só lado da cabeça
  • Dor latejante ou pulsátil
  • Dor que piora ao movimentar a cabeça (por exemplo, ao se abaixar para pegar alguma coisa)
  • Dor que piora com a luz, com barulhos ou com perfumes fortes
  • Presença de náuseas e vômitos junto com a dor de cabeça