Como prevenir a malária

Autor: 
Sherry Kahn

A malária é um problema mundial. Essa doença transmitida por mosquito afeta cerca de 300 milhões de pessoas todos os anos, resultando em 1 milhão de mortes. Mais de 90% de todos os casos ocorrem em países africanos, onde é a principal causa de morte de crianças abaixo de cinco anos de idade. Atualmente, a doença é um desafio à saúde pública, com 2 bilhões de pessoas em risco, em mais de 100 países [Fonte: Parceria de luta contra a malária - em inglês]. Ela tem reaparecido em áreas onde havia sido anteriormente eliminada devido a diversos fatores, incluindo a maior resistência do parasita a medicamentos e inseticidas de combate à malária.

A malária é curável e pode ser prevenida. Neste artigo, você saberá quais esforços estão em andamento para erradicar essa grave doença e como você pode se proteger quando viajar para países onde a malária for comum.

mapa das epidemias de malária no mundo todo
Foto cedida pelo CDC
A distribuição geográfica da malária

Agências internacionais, governos e organizações não-governamentais (ONGs), grupos comunitários, fundações e instituições acadêmicas e de pesquisa estão envolvidas em uma série de esforços para prevenir e controlar a malária. Aqui estão alguns destaques:

Roll Back Malaria Partnership (Parceria de luta contra a malária)
Roll Back Malaria Partnership - RBMP (site em inglês) é uma estratégia global coordenada de combate à malária. Ela foi lançada em 1998 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Banco Mundial. Desde a sua formação, a RBMP se expandiu para incluir países onde a malária é endêmica, o setor privado, organizações não-governamentais e baseadas em comunidades e instituições acadêmicas e de pesquisa.

A meta da RBMP é reduzir o ônus da malária pela metade até 2010. Entre suas atividades estão a mobilização de recursos para o controle e tratamento da malária e apoiar a pesquisa de ferramentas novas e mais eficazes, incluindo uma vacina. Campanhas de busca de apoio para aumentar a conscientização sobre a doença são um componente fundamental nas atividades da organização. A borrifação intradomiciliar residual do inseticida DDT nas paredes e telhados das residências e abrigos de animais domésticos e a distribuição de redes de mosquitos tratadas com inseticida são importantes atividades da parceria para o controle da doença.

Iniciativa do Presidente Bush contra a malária
A Iniciativa do Presidente contra a malária (site em inglês) é uma iniciativa de 5 anos para controlar a malária em 16 países-alvo na África. Introduzido pelo Presidente George W. Bush em 30 de junho de 2005, o programa do governo é um esforço colaborativo liderado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), em conjunto com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Departamento de Estado, a Casa Branca e outros.

A meta da PMI é reduzir as mortes relacionadas com a malária em 50% nos países-alvo, concentrando-se em crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas. Nos países-alvo, a PMI se coordena com programas nacionais de controle da malária e parceiros internacionais, incluindo o Fundo Global de Combate à AIDS, tuberculose e malária; o Programa de Reforço contra a Malária do Banco Mundial (World Bank Malaria Booster Program); a Parceria de Combate à Malária (Roll Back Malaria Partnership); ONGs, incluindo grupos religiosos e comunitários e o setor privado. A PMI concentra-se em quatro áreas principais: a borrifação intradomiciliar com inseticidas, redes de mosquito tratadas com inseticidas, medicamentos antimalária e tratamento para prevenir a malária em mulheres grávidas.

Malária nunca mais
Malária nunca mais (site em inglês) é um movimento formado em 2006 por ONGs, dando aos indivíduos e organizações sem fins lucrativos a oportunidade de apoiar uma metodologia abrangente de combate à malária. Os parceiros fundadores da organização são a Cruz Vermelha Americana, a UNICEF, a Coalizão Empresarial Global, a Promessa do Milênio, o Fundo Global, a United Way e a Fundação das Nações Unidas. A atual iniciativa primária do movimento Malaria nunca mais é a distribuição de mosquiteiros de longa duração tratados com inseticidas.

Iniciativa de vacina contra a malária do PATH
PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que se dedica a ajudar as comunidades no mundo todo a quebrar ciclos duradouros de carência na saúde. A Iniciativa de vacina contra a malária do PATH (site em inglês), criada em 1999 por meio de uma concessão da Fundação Bill & Melinda Gates, está dedicada a acelerar o desenvolvimento de vacinas promissoras contra a malária e garantir a sua disponibilidade no mundo em desenvolvimento.

Vamos conferir o que você pode fazer para não contrair a malária na próxima seção.