Perfis dos óleos essenciais

Autor: 
Kathi Keville

A fragrância e os componentes dos óleos essenciais podem tratar diferentes enfermidades - de uma simples dor de cabeça a estados depressivos
© Monika Adamczyk / iStockphoto
A fragrância e os componentes dos óleos essenciais podem tratar diferentes enfermidades - de uma simples dor de cabeça a estados depressivos

Óleos essenciais, fragrância, líquidos concentrados extraídos das flores, folhas, raízes, casca de árvore e fruta de uma planta aromática são os principais ingredientes dos tratamentos utilizados na aromaterapia. Cada óleo tem um aroma único bem como componentes que podem tratar diferentes enfermidades. Os óleos essenciais retratados neste artigo estão entre os mais comuns óleos disponíveis no comércio e são muito versáteis. A informação dos perfis de cada óleo vai mostrar a você os usos terapêuticos e cosméticos, os aromas e os componentes principais. Você também vai encontrar alguns mitos associados aos óleos.

Seja você um veterano ou um iniciante, esses perfis vão ajudá-lo a conhecer as partes principais da aromaterapia (links em inglês).

Alecrim
Esse tempero popular também pode ser usado como um ingrediente em muitos óleos de massagens e hidratantes.

Tea Tree
Esse óleo é algumas vezes chamado de "armário de remédios engarrafados". Entenda como esse óleo essencial pode tratar de bactérias, fungos e vírus e estimular o sistema imunológico.

Benjoim
Esse óleo essencial é derivado de uma planta do sudeste da Ásia usada para problemas respiratórios e de pele.

Bétula
Todos conhecemos a árvore da bétula e a popular cerveja de vidoeiro. Você também pode usar esse óleo essencial para aliviar dores e rigidez musculares.

Bergamota
Bergamota é usada como aditivo em chás, bebidas e doces. Esse óleo essencial também é usado para combater vírus como o da gripe.

Camomila
É uma variedade comum de chá, mas essas flores perfumadas também são usadas para tratar a depressão.

Canela
É um ingrediente culinário comum que também pode ser usado na aromaterapia para reduzir a sonolência e a irritabilidade.

Capim-limão
É um ingrediente padrão na culinária do sudeste da Ásia, mas também dá seu aroma a algumas marcas de sabonete. Aprenda como o capim-limão pode ser usado como analgésico.

Cedro
Essa árvore pode crescer mais de 30 metros de altura, mas seu óleo essencial é usado em quantidades muito pequenas para tratar a congestão.

Cipreste
É uma árvore típica da região mediterrânea. Seu óleo essencial pode ser usado para tratar pressão baixa e problemas circulatórios.

Cravo-da-índia
É outro tempero que pode ser utilizado em várias receitas. Na aromaterapia, o cravo-da-índia pode ser usado como anti-séptico e analgésico.

Eucalipto
É uma árvore típica da Austrália. Seu óleo essencial pode ser usado para tratar gripe, febre e dor de garganta.

Gengibre
Muitos conhecem o gengibre pelo seu uso em alimentos assados ou receitas asiáticas. Essa planta também pode ser usada para estimular o apetite e aliviar dores de cabeça.

Gerânio
É uma flor que pode ser encontrada em muitos jardins do país. Essa planta também pode ser usada para tratar uma grande variedade de problemas de pele e infecções.

Hortelã-pimenta
É um dos óleos aromáticos mais usados, tanto em preparos de comestíveis como não comestíveis. O óleo essencial da hortelã-pimenta também é muito usado como digestivo.

Jasmim
Essa bela flor tem sido usada para se fazer de tudo, desde chás até perfumes. Seu óleo essencial também pode ser usado na aromaterapia para acalmar os nervos e tratar a depressão e a insônia.

Junípero
Sua fruta é o principal ingrediente do gim. A maioria das pessoas pode ver isso como remédio, ao passo que o óleo essencial da fruta do junípero também pode ser usado para massagens no tratamento de artrite, varizes e outras enfermidades.

Laranja
Sim, vamos falar da velha e conhecida laranja, fonte de vitamina C. Descubra como o óleo essencial dessa fruta pode ser usado para alterar os humores e baixar a pressão arterial.

Lavanda
Tem sido muito usada por séculos em várias religiões e no preparo de cosméticos. Atualmente, você pode usar esse óleo essencial para dores musculares, enxaquecas e sinusite.

Limão
O que mais pode ser dito sobre os limões? Eles são usados em todos oge Saveds tipos de receitas, desde molhos para saladas até limonada. O forte aroma cítrico do óleo essencial do limão também é usado para tratar dor de garganta, tosses e outras infecções.

Manjerona
Tem muitas qualidades sedativas, inclusive relaxamento de juntas rígidas, espasmos musculares e dores de cabeça.

Mirra
Tem sido usada desde a antiguidade como incenso em cerimônias religiosas. Esse óleo essencial também pode ser usado para tratar pele irritada, rachada ou envelhecida.

Néroli
Não deve ser um nome muito conhecido, mas seu óleo essencial é usado em muitos perfumes e produtos de beleza. Aprenda como o néroli melhora a circulação e a saúde da pele.

Olíbano
A maioria de nós conhece o incenso como sendo um dos presentes trazidos pelos Três Reis Magos. Os aromaterapeutas conhecem as habilidades desse óleo essencial para tratar infecções e problemas de pele.

Patchuli ou Vetiver
Muito associado aos hippies, o óleo de patchuli há muito tempo é usado como perfume. O óleo essencial do patchuli também pode ser usado como rejuvenescedor de células e tratamento antifungicida.

Pinho
É uma árvore mais conhecida como a árvore de Natal. O aroma agradável do óleo essencial dessas árvores pode aliviar dores musculares e reumáticas.

Rosa
O aroma das rosas tem sido celebrado por séculos e é normalmente associado ao romance e a ocasiões especiais. O óleo essencial de rosa também pode ser usado para tratar ferimentos, queimaduras e vários outros problemas de pele.

Sálvia esclaréia
Dizia-se que esse óleo essencial tratava de várias enfermidades, mas é mais comum para aliviar tensão muscular e nervosa.

Sândalo
O óleo essencial do sândalo é derivado da árvore com o mesmo nome e que passa por um elaborado processo de fabricação. Esse óleo essencial pode ser usado para tratar infecções e conter inflamações.

Tomilho
O tomilho é geralmente associado à culinária, mas também possui aplicações aromaterapêuticas. Entenda como esse óleo essencial pode ser usado para combater infecções.

Ylang Ylang
A planta ylang ylang é originalmente cultivada nas Filipinas, mas logo se tornou conhecida no mundo todo em razão de seu aroma característico e de sua beleza. Entenda como o óleo essencial dessa planta é usado para relaxar o corpo e a mente.

Esses dados são apenas para fins ilustrativos. ELES NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS CONSELHOS MÉDICOS. Nem os editores do Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., o autor ou a editora assumem a responsabilidade por quaisquer conseqüências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, alteração de dieta, ação ou aplicação de medicamentos decorrentes da leitura ou do seguimento das instruções contidas neste artigo. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina nem substitui o conselho de seu médico ou outro profissional da área de saúde. Antes de adotar qualquer curso de tratamento, o leitor deve pedir orientação a seu médico ou a outro profissional da área médica.