Berne humana

Autor: 
Shanna Freeman

Parasitas de pele
Cortesia de CDC Public Health Image Library
Larva da berne humana, também conhecida como Dermatobia hominis, depois de removida da carne humana

A berne humana é uma mosca pequena e peluda encontrada na América Central e do Sul. Única entre os parasitas de pele, a berne em si não escava para penetrar sob a pele. Em lugar disso, deposita seus ovos em mosquitos, carrapatos ou outras moscas. Quando uma pessoa é mordida por um desses insetos, os ovos se chocam no local e criam larvas, pela ação do calor do corpo humano [fonte: U.S. Army Center for Health Promotion and Preventative Medicine - em inglês].

As larvas de berne escavam por sob a pele por curta distância, e deixam um buraco que lhes permite respirar enquanto se alimentam de sangue e tecidos. Os túneis que escavam ganham a forma de grandes furúnculos esbranquiçados, que se incham sob a pele e causam dor intensa. As larvas também secretam um antibiótico para evitar infecções enquanto se alimentam. À medida que a larva cresce, ela se incha sob a pele e causa dor forte. As vítimas também podem senti-la mordendo e se movendo para se alimentar. Se não for removida ou atrapalhada de outras maneiras, ela cai de seu buraco depois de seis ou oito semanas para passar ao estágio de pupa.

Porque as larvas se fixam à pele no interior do túnel, sua remoção é difícil Um método envolve colocar carne crua sobre o buraco. Quando o verme não consegue respirar, ele escava um caminho até a carne. Outras sugestões incluem cobrir o buraco com tinta, fita adesiva ou vaselina para sufocar a larva. Tentar removê-la em geral não é muito eficiente, porque a larva pode estourar. Os pedaços que ficarem no buraco podem causar infecção. Por conta disso, é melhor remover as larvas de berne por meio de intervenção cirúrgica. No passado, os médicos costumavam removê-las da genitália, braços, pernas, peitos, olhos e couro cabeludo de pacientes.

A berne pode causar uma infecção ou danos aos tecidos, dependendo do local de escavação, mas usualmente só deixa uma cicatriz quando removida. A melhor maneira de prevenir uma infestação por berne é evitar mordidas pelas moscas que lhe servem de hospedeiros. A pessoa deve usar roupas protetoras e repelente se costuma trabalhar ao ar livre em áreas expostas à ação desses insetos.

Estudamos toda espécie de inseto, de pulgas a moscas, no reino dos parasitas de pele. Agora, passaremos a algo completamente diferente: os vermes.