Como funcionam os ossos e os músculos

O sistema musculoesquelético é uma estrutura complexa de partes interligadas. Cada movimento do corpo é o resultado de uma coordenação de ossos, músculos, tendões e ligamentos.

Para manter você em pé, seu corpo tem cerca de 206 ossos e cerca de 639 músculos.
©iStockphoto.com/Max Delson
Para manter você em pé, seu corpo tem cerca de 206 ossos e 639 músculos

Ossos

Ossos são massas rígidas de tecido vivo. Eles absorvem cálcio para o corpo todo, armazenando 99% do mineral presente. Dentro de alguns ossos há uma substância chamada tutano que produz as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas.
 
Existem 206 ossos no esqueleto humano, que mantêm a formação do corpo e protegem os órgãos internos. Por exemplo, os ossos na cabeça protegem o cérebro; já os ossos na caixa torácica envolvem e protegem os pulmões

O lugar onde dois ou mais ossos se unem é chamado de junta, que normalmente permite o movimento dos ossos envolvidos. No entanto, o movimento é coordenado pelos ligamentos (grupos de tecidos fibrosos), que se conectam aos ossos, e pela cartilagem (tecido elástico), que reveste as extremidades dos ossos. Os ligamentos unem um osso ao outro.

A cartilagem amortece e protege os ossos com a ajuda de diversos fluídos e bursas (pequenas bolsas com fluído lubrificante que circulam as juntas). Outro grupo de tecidos conectivos chamados tendões liga os ossos aos músculos. Os músculos também são tipos específicos de tecidos que possuem a capacidade de se contrair. É essa contração que aciona os tendões e permite o movimento.

Músculos

Existem três tipos de músculo: estriado, liso e cardíaco. O músculo estriado consiste de camadas de tecidos divididos em grupos de fibras entrelaçadas paralelas entre si. Estas camadas se ligam ao esqueleto e ajudam o corpo nos movimentos voluntários.

Cada movimento do seu pé depende do trabalho conjunto entre tendões, músculos e ossos.
©iStockphoto.com/Max Delson
Cada movimento do seu pé depende do trabalho conjunto entre tendões, músculos e ossos

O músculo liso ou orgânico está presente em diversos órgãos internos, incluindo o intestino e a bexiga, além de estar presente nas artérias maiores. Este tipo de músculo funciona de modo involuntário, sendo controlado pelo sistema nervoso autônomo. Entre suas muitas funções, o músculo liso ajuda na circulação sanguínea e de secreções glandulares, movimenta substâncias através do trato digestivo e regula a respiração. Músculos lisos contêm células delgadas alongadas paralelas umas das outras, normalmente agrupadas.
 
Os músculos cardíacos são os do coração, cujo trabalho é bombear sangue. A característica única do músculo cardíaco é ser controlado pelo sistema nervoso autônomo (como os músculos lisos dos órgãos internos), mesmo sendo estriado (como os músculos do esqueleto).

 

Artigos relacionados