Os métodos mais rápidos para se livrar das espinhas

As espinhas são um golpe na autoestima, especialmente quando resolvem povoar a região do rosto. Essas pequenas lesões de pele ou inflamações surgem quando as glândulas oleosas são infectadas com bactérias e incham. Como elas estão presentes em praticamente toda a parte do corpo, são bem comuns em boa parte da população.

O tratamento medicamentoso está longe de ser complexo. A utilização do peróxido de benzoíla é recomendável. Ele causa a descamação da pele e impede o crescimento e a reprodução das bactérias. Apresenta efeitos adversos como queimação e irritação.

No entanto, não há necessidade de recorrer às prateleiras das farmácias para liquidar com as espinhas em seus casos mais simples. É possível acabar com elas da noite para o dia utilizando-se recursos naturais que podem ser encontrados em boa parte das residências. Veja a seguir algumas dicas de como combater essa desagradável doença de pele:

1) Alho

Além de um ótimo tempero, o alho é um remédio caseiro multifuncional. É antiviral, antifúngico, anti-séptico e antioxidante que ajuda no combate rápido às espinhas graças ao enxofre presente em sua composição.

Para aproveitá-lo, corte um dente de alho fresco em duas partes. Esfregue-o sobre as espinhas e deixe-o agir por cerca de cinco minutos antes de lavar a pele com água morna. Repita o procedimento várias vezes ao dia.

Comer um dente de alho cru diariamente ajuda a purificar o sangue. Mas não exagere, pois o excesso é capaz de prejudicar o estômago.

2) Bicarbonato de sódio

Outro ingrediente facilmente encontrado nas despensas caseiras. Ele ajuda a esfoliar a pele removendo o excesso de óleo, sujeira e células mortas.

Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um pouco de água ou mesmo suco de limão natural. Lave a pele deixando-a um pouco úmida por alguns minutos. Porém, não deixe tempo demais, uma vez que isso pode causar ressecamento ou irritação. Lave o rosto com água morna. Repita o procedimento duas vezes por dia.

3) Cascas de banana

Cascas de banana são bastante úteis no tratamento de picadas de mosquitos e outros insetos, mas também podem ajudar a reduzir o tamanho de algumas espinhas. Basta esfregá-las suavemente sobre a área afetada várias vezes ao dia.

4) Chá verde

O chá verde funciona como adstringente. Ele tem componentes antioxidantes, que ajudam a reduzir os sinais de envelhecimento no combate aos radicais livres. O preparo é exatamente como se fosse para bebê-lo. Mergulhe um saquinho em um pouco de água quente. Depois, retire-o e passe-o sobre a área afetada por alguns instantes, assim como todo o líquido, quando já estiver morno.

5) Gelo

As pedras de gelo podem ser um recurso para reduzir a inflamação, a vermelhidão e o inchaço das espinhas. Elas ajudam a melhorar a circulação do sangue na região afetada e, ao pressioná-las contra os poros da pele, a sujeira e o óleo acumulados são removidos. É possível utilizar cubos ou gelo picado. Para evitar queimação, envolva o gelo em um pedaço de pano e segure-o sobre a área afetada por alguns segundos. Retire e faça de novo. Repita o processo durante alguns minutos.

6) Laranja

A soma do ácido ascórbico e da vitamina C da laranja torna essa fruta uma potente arma contra as espinha. E seu uso é fácil. É possível aplicar o suco na região afetada com algodão ou cotonetes e também passar as cascas. O suco deve ficar no local por pelo menos uma hora antes de lavar o rosto com água morna. Lave sempre as mãos com sabão ou determente em qualquer das aplicações indicadas para evitar a transferência de bactérias para a pele.

 7) Limão

Rico em vitamina C, o suco de limão faz com que as espinhas sequem mais rápido. Todavia, não use o suco industrializado, que contém conservantes. Prefira extraí-lo direto da fruta. Esse remédio caseiro pode ser aplicado de mais de uma maneira.

À noite, antes de ir para cama, passe um pouco do líquido em um pedaço de algodão limpo ou cotonete e aplique na região. Também é possível misturar o suco com uma colher de chá de canela em pó e colocar a mistura sobre as espinhas e dormir dessa maneira. Pela manhã a pele deve ser lavada. Quem tem pele sensível, no entanto, não deve fazer essa opção.

8) Mamão papaia

O mamão papaia tem um grande número de componentes capazes de auxiliar no tratamento das espinhas. É fonte de antioxidantes, vitamina A e enzimas que reduzem a inflamação e ainda deixam a pele macia e suave. Esmague os pedaços de mamão fazendo um suco. Coloque o resultado sobre as espinhas e deixe por 15 minutos antes de enxaguar. Também é possível preparar uma máscara esfoliante. Para isso, amasse pedaços de mamão e misture um pouco de mel. Aplique no rosto massageando a região. Deixe até secar e depois lave.

9) Manjericão

As folhas de manjericão são um tempero bastante popular. E ainda são um ótimo remédio natural, uma vez que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Pegue dez folhas e coloque em uma panela. Com uma colher, pressione contra a base do utensílio. Isso irá ajudar o suco a ficar mais concentrado depois de ferver. Ferva as folhas em um copo de água durante cinco minutos. Depois, deixe a mistura esfriar. Filtre o líquido.

Usando algodão, passe a mistura na região afetada. É possível guardar o que foi produzido para novas aplicações. A mistura resiste por até cinco dias se conservada na geladeira.

10) Mel

O mel é uma ótima fonte de antibióticos naturais e não apresenta qualquer efeito adverso. Acelera o processo de cicatrização da pele e ajuda a previnir infecções. Aplique-o com um pedaço de algodão ou cotonete diretamente sobre a área afetada e deixe atuar por cerca de meia hora. Depois, lave a pele com água morna. Repita a operação algumas vezes ao logo do dia.

Também é possível misturar canela com o mel fazendo uma pasta e colocá-la na região antes de dormir. Pela manhã a inflamação provavelmente estará menor. Então, o rosto deve ser lavado com água fria.

11) Mergulhe

Essa dica vai depender, naturalmente, da disponibilidade de uma piscina. Se você tiver acesso a uma, tente dar alguns mergulhos. O cloro utilizado para manter a água em boas condições é reconhecido por ser uma substância que seca a pele, o que é bom para se livrar das espinhas. Só não se descuide do resto da pele, que deve ser hidratada. E também do cabelo.

12) Morango com mel

Os morangos possuem ácido salicílico. Esse componente, que é achado naturalmente nessa fruta vermelha, é o principal ingrediente ativo em muitas fórmulas comerciais de remédios usados no combate da acne. Ele estimula a epiderme, que é a camada superior da pele, a repor suas células com maior rapidez. Assim, os poros se abrem e as bactérias são neutralizadas.

Os morangos podem ser usados em conjunto com o mel, citado anteriormente. Lave três unidades dessa fruta removendo toda a sujeira. Esmague-os, mas sem fazer suco. Coloque duas colheres de chá de mel e misture. Lave o rosto com água morna e coloque a mistura na pele por 30 minutos. Depois, enxague.

13) Ovo

O clara do ovo é bastante eficaz na remoção de espinhas e na prevenção de cicatrizes graças às vitaminas e os aminoácidos que contém. Quebre o ovo e bata a clara levemente deixanda-a descansar por três minutos. Após esse período, aplique clara com a ponta dos dedos na área afetada duas vezes por dia. Deixe agir por 20 minutos até uma hora. Depois, lave o rosto. Um hidratante sem óleo pode ser usado na sequência.

14) Pasta de dente

O creme dental é facilmente encontrado em todos os lares e também pode ser usado para tratar espinhas. Basta aplicá-lo na área antes de ir para a cama. Pela manhã, é so lavar o rosto e o inchaço já deve apresentar uma melhora significativa. É possível repetir o processo durante o dia, mas cada aplicação deve levar pelo menos meia hora para ter algum efeito.

15) Pepino

O pepino possui boa quantidade de potássio e vitaminas A, C e E. É capaz de refrescar a pele, além de ter efeito calmante. Corte um ou dois pepinos frescos em pedaços e deixe-os mergulhados em água por uma hora. Seus nutrientes serão transferidos para o líquido. Beba a água ou então a utilize para lavar o rosto.

Também é possível fazer uma máscara para face triturando o pepino. O resultado deve ser aplicado no rosto, onde ficará por cerca de 15 minutos. Depois, a pele deve ser lavada com água morna. Esse processo ajudará a remover a sujeira e as bactérias dos poros.

16) Tomate

O tomate serve para eliminar o excesso de óleo do rosto e ajudar na manutenção da pele saudável. Ele possui um antioxidante chamado licopeno, que é um agente anti-envelhecimento, combate a vermelhidão da pele e evita danos nas células. Ajuda, inclusive, no clareamento da pele. Prepare um suco de tomate fresco e aplique no rosto deixando-o por pelo menos uma hora antes de lavar.

17) Vapor

O vapor é ótimo para abrir os poros e fazer com que a pele respire. Não é preciso ir para a sauna. Cozinhar é uma atividade que vai ajudar. Isso livrará a pele do excesso de oleosidade, da sujeira e das bactérias que estão aprisionadas e auxiliando o processo de infecção ou inflamação. Se não tiver dotes culinários, encha um recipiente com água quente e permita que o vapor entre em contato com seu rosto por alguns minutos. Lave sua face com água morna e, depois de secá-la, aplique um hidratante sem óleo.

18) Vinagre de maçã

O líquido tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Como é muito forte, é recomendável que você dilua-o quando for usá-lo. Pelo menos no início, até sua pele se acostumar. Porém, para conseguir resultados mais rápidos é possível usá-lo puro. Basta aplicar diretamente na região afetada várias vezes ao dia.