Estômago, intestino delgado e intestino grosso

Autor: 
Bill Schoenbart and Ellen Shefi

O estômago (wei), intestino delgado (xiao chang) e intestino grosso (da chang) trabalham juntos durante o processo digestivo. Cada um desses órgãos yang está ligado com um órgão yin e cada um deles é essencial para o equilíbrio e boa saúde.

Estômago (Wei)

O estômago está ligado ao baço. Ele representa o início do processo digestivo e seu funcionamento age como um complemento yang à função yin do baço. Os sintomas de disfunção do estômago incluem apetite excessivo ou prejudicado, náusea, vômito, sede excessiva ou insuficiente e feridas na boca.

O estômago é responsável pelo recebimento e maturação dos alimentos. O estômago funciona como um caldeirão preparando o alimento através da "decomposição e maturação" para a extração de sua essência realizada pelo baço. Considerando que o "compartimento médio" está ligado ao baço, seu funcionamento é essencial para a saúde e vitalidade.

O estômago controla a digestão dos alimentos e da água. Se o estômago encontra-se débil em sua habilidade de preparar os alimentos para a digestão, o baço fica incapaz de criar qi e sangue suficiente, levando ao enfraquecimento ou desequilíbrio de outros órgãos. O estômago também inicia o processo de "separação do que é puro e do que é impuro". Ele envia a essência pura dos alimentos e fluidos progressivamente para o órgão yin seguinte para armazenamento e transformação; os dejetos impuros são enviados para o órgão yang seguinte para posterior processamento ou eliminação pelo corpo.

Como funcionam os órgãos yang - estômago, intestino delgado, intestino grosso
Na Medicina Tradicional Chinesa, considera-se que
os temperos quentes superaquecem o estômago

O qi estômago movimenta-se para baixo. Quando o qi estômago funciona apropriadamente, ele tem um movimento para baixo. Após o estômago separar a essência pura e transferi-la para o baço, o alimento (digerido), "decomposto e maturado" é enviado ao intestino delgado para processamento posterior.

Se a energia para baixo é todavia interrompida, o qi estômago se movimenta para cima. Conhecido como um qi estomacal rebelde, esse movimento para cima produz sintomas como náusea, vômito, arrotos, soluço e regurgitação (também chamado de refluxo, no Ocidente). O estômago gosta de umidade e rejeita secura. Considerando que o estômago é um órgão yang, tende a aquecer demais quando está fora de equilíbrio.

A manutenção de uma atmosfera úmida com fluidos suficientes no estômago ajuda a evitar nele a deficiência de yin. Isso pode ser causado pelo abuso de álcool, tempero excessivo e alimentos secos (como pipoca, pão, bolachas e frutas secas) que são consumidas sem fluidos.

Intestino delgado (Xiao Chang)

O intestino delgado está ligado ao coração através de uma relação yin/yang. Os sintomas de desequilíbrio no intestino delgado são dor na parte inferior do abdômen, inchaço, indigestão, gases, diarréia, sensação de queimação ao urinar ou urina escura e a presença de sangue nela.

O intestino delgado separa os aspectos claros e escuros dos alimentos e produz urina. Após o estômago separar a essência pura e transferi-la para o baço, ele envia o resto do alimento para o intestino delgado, onde o processo seguinte tem lugar. O baço mais uma vez recebe o aspecto "claro" do alimento digerido (os nutrientes), enquanto a parte "escura" (a sobra) é enviada para o intestino grosso.

Após o processamento do alimento, qualquer impureza remanescente é enviada para os rins e bexiga, onde são excretados como urina.

Intestino grosso (Da Chang)

O intestino grosso continua o processo de digestão: ele recebe as sobras, absorve os fluidos e excreta as fezes. Ele está ligado aos rins. Desordens do intestino grosso podem levar a constipação, diarréia, ou dor na parte inferior do abdômen.

O intestino grosso joga o qi escuro e as sobras para fora do corpo. Após receber o material dispensado pelo intestino delgado, o intestino grosso é o estágio final do processo de digestão do alimento. Os produtos finais resultantes da digestão são transformados em excrementos e expulsos do corpo.

O intestino grosso controla os fluidos do corpo. Sendo o estágio final do metabolismo fluídico, o intestino grosso absorve a água dos produtos da digestão enquanto forma os excrementos. Uma interrupção nesta função pode conduzir a diarréia (muito fluido) ou constipação (fluido insuficiente).

Consute a próxima página para aprender sobre o papel da bexiga, vesícula biliar, "triplo aquecedor" e "órgãos especiais" na Medicina Tradicional Chinesa.

Para saber mais sobre Medicina Tradicional Chinesa, tratamento, curas, crenças e outros tópicos interessantes, veja os links a seguir.

Estes dados servem apenas para fins de informação. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE FORNECER ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substitui a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de adotar qualquer tratamento, o leitor deve pedir orientação ao seu médico ou a outro profissional da área médica.