Como funciona a menstruação

Autor: 
Craig Freudenrich, Ph.D.,Editores HowStuffWorks Brasil

 

O uso de absorventes higiênicos é comum a todas as mulheres durante o período menstrual
© Mocker_bat / istockphoto.com
O uso de absorventes higiênicos é comum a todas as mulheres durante o período menstrual

Todos os meses, mulheres em idade reprodutiva sangram. Algumas encaram o fato como um incômodo inevitável, outras maldizem o sexo ao se contorcerem em cólicas, dores de cabeça, peitos inchados e doloridos. Outras, ainda respiram aliviadas por não terem engravidado - embora muitas chorem pelo mesmo motivo. Há aquelas que simplesmente nem ligam - o período menstrual é igual a qualquer outro do mês, apenas apresenta algumas limitações. Mas o que é afinal menstruação e por que ela ocorre?

Menstruação se refere à saída vaginal periódica de sangue e células corpóreas que são liberadas pela cobertura interna do útero da mulher. A menstruação começa na puberdade e marca o início da capacidade da mulher de gerar filhos, embora outros fatores de saúde possam limitar essa capacidade. Ela geralmente começa entre 10 e 16 anos de idade, dependendo de uma variedade de fatores, incluindo a saúde geral da jovem mulher, o status nutricional e o peso relativo à idade.

A menstruação ocorre aproximadamente uma vez ao mês até que a mulher tenha de 45 a 50 anos, novamente dependendo da saúde e outras influências. O fim da capacidade de menstruar da mulher é chamado menopausa e marca o final da capacidade reprodutiva da mulher.

 

 

Primeira menstruação

A menos que a menina esteja preparada para o início da menstruação, isso pode ser um período bem chato. Garotas que ignoram seu corpo e os processos reprodutivos normais podem assumir que a menstruação é evidência de uma doença ou até de punição por algum mau-comportamento.

 

Meninas que não foram ensinadas a pensar sobre a menstruação como função normal do corpo podem sentir vergonha considerável e sentir-se sujas durante a menstruação. Mesmo quando a menstruação é finalmente reconhecida como um processo normal, o sentimento de estar suja pode perdurar durante a vida adulta.

Nos últimos anos, contudo, uma educação melhor sobre anatomia tem levado à uma aceitação melhor da menstruação. Na verdade, muitas mulheres passaram a ver a menstruação como um processo feminino do qual devem se orgulhar.

Duração do ciclo menstrual

A duração média do ciclo menstrual é de 28 dias, podendo variar de 21 a 40 dias. A duração de um ciclo também pode variar para a mulher durante diferentes fases da vida, e até mesmo de mês para mês, dependendo de uma variedade de fatores, como a saúde nutricional, física e emocional da mulher.

A menstruação é parte de um processo regular que prepara o corpo da mulher para a gravidez todos os meses. Esse ciclo envolve várias fases que são controladas pelas interações de hormônios secretados pelo hipotálamo, pela glândula pituitária anterior e pelos ovários.

No começo do ciclo, as células que revestem o útero começam a se desenvolver e a engrossar. Esse revestimento vai servir como uma âncora para o desenvolvimento do feto se a mulher engravidar. Hormônios sinalizam ao óvulo ou ovo no ovário para começar a se desenvolver. Logo, um óvulo é liberado do ovário da mulher e começa a se mover através da trompa de Falópio em direção ao útero.

Se o óvulo não for fertilizado pelo esperma durante o curso da relação sexual (ou por inseminação artificial), contudo, o revestimento interno do útero se separa da parede uterina e começa a se decompor. O sistema sanguíneo lava a cobertura, jogando-a para fora do corpo pela vagina juntamente com o sangue usado no processo.

 

 

Saiba mais

 

O período de descarga ou de sangramento, conhecido como período menstrual (ou simplesmente período, ou regras) dura de três a sete dias. Se a mulher engravidar, sua menstruação cessa durante a gravidez. Consequentemente, a falta do período menstrual é um sinal provável, mas não definitivo, de que a mulher está grávida. A gravidez pode ser confirmada por um simples exame de sangue.

 

Nas próximas páginas você vai ficar por dentro do que acontece durante o ciclo menstrual da mulher.