Médico virtual: conheça aplicativos para marcação de consultas

A maneira como cuidamos da nossa saúde também está sendo revolucionada pela internet e pelas novas tecnologias mobile (plataformas e aparelhos móveis, como smartphones e tablets). Além de aumentar a difusão de informações sobre saúde e doenças – quase todos nós recorremos ao Google hoje em dia quando queremos saber mais sobre algum problema de saúde – também temos à disposição aplicativos e sites que nos permitem encontrar e marcar consultas pela internet através de um computador comum ou celular.

Imagine, por exemplo, o seguinte cenário: você está viajando e nota uma irritação suspeita na pele. Esperar até chegar em casa para ir ao médico pode significar perder dias valiosos durante os quais você já poderia estar realizando um tratamento e evitando que o mal se propague para outras partes do corpo.


Foto: iStock.

Nesse tipo de situação, aplicativos que encontrem médicos dermatologistas na sua área, que possam lhe visitar no seu próprio hotel, podem ser muito úteis. E é também por isso que eles estão sendo cada vez mais procurados, e que esse é um mercado em expansão.

É claro que os apps voltados para a marcação de consultas são indicados apenas para casos que não sejam urgentes, como resfriados, dores no estômago e irritações da pele, por exemplo, mas os médicos destacam que estas constituem a esmagadora maioria dos casos que lotam hospitais e clínicas pelo mundo. Por que não facilitar a vida de médicos e pacientes através de um aplicativo?

Hoje, já existem algumas dezenas de aplicativos que oferecem o serviço, com algumas diferenças de recursos disponíveis entre eles. O Pager, criado por uma startup de Nova York, é um dos mais famosos. Ele permite aos usuários marcar consultas baseando-se na especialidade e local em que a pessoa está (o médico vai à casa ou hotel do paciente). Por enquanto, o serviço está diponível apenas em Manhattan e no Brooklyn, em NY.

Outros aplicativos oferecem apenas uma lista de profissionais cadastrados por especialidade, enquanto outros apresentam ao usuário uma lista dos médicos mais próximos, baseando-se em sistemas de geolocalização, mas poucos, como o Pager, lhe permitem encontrar um médico disponível das 8h às 22h e ainda marca a consulta diretamente pelo app. O pagamento também é feito pelo celular. E quanto custa a consulta? Cerca de US$49 pela primeira visita e US$ 199 a partir da segunda. Os valores ainda são reembolsáveis pela maioria dos planos de saúde.

O Pager ainda é muito recente – foi fundado em 2013 – mas já apresenta boas reviews no iTunes e planos para crescer e ampliar sua área de atuação para outros locais pelos Estados Unidos. A mensagem dele é clara – quando estamos com algum problema de saúde, temos menos energia para procurar um médico, e medidas que facilitem esse processo são sempre bem-vindas:

“Pule o tempo de espera e o aborrecimento das salas de emergência e do consultório lotado do médico. Obtenha cuidados no conforto de sua casa, escritório ou hotel imediatamente”, anuncia o site.

Outra grande vantagem desse sistema é que o médico vai até o paciente, como faziam os médicos das cidades do interior antigamente.

Casos em que os aplicativos podem ajudar:

- Infecções comuns: problemas como resfriados, bronquite, sinusite, dores de ouvido, infecções urinárias e problemas estomacais, dentre outros males menos perigosos.

- Alergias, irritações de pele, bolhas e feridas (como furúnculos), asma, náusea e outros problemas que requeiram alívio imediato.

- Lesões musculares, cortes, picadas de insetos (não-venenosos) e outros tipos de machucado

Mas o aplicativo também alerta aos usuários em seu site: no caso de emergência, ligue para o 911 (o telefone americano para urgências).

Aplicativos brasileiros

Você deve estar se perguntando se o Brasil conta com aplicativos que realizem a marcação de consultas médicas. A resposta é sim, o país já conta com aplicativos do tipo, específicos para o público brasileiro.

Um deles é o PróximaConsulta, app gratuito que oferece duas áreas: uma para cadastro de pacientes e outra para médicos. O paciente pode pesquisar no banco de dados dentre os professionais cadastrados e também marcar consultas diretamente pelo smartphone. Já o profissional de saúde pode pesquisar sua agenda do dia de maneira bastante prática e organizada.

Outro aplicativo que também tem uma versão para ser acessada em computadores comuns é o HelpSaúde, cujo site afirma ser a “maior plataforma de marcação online de consultas do Brasil”. O profissional de saúde cria seu perfil e pode receber consultas pela internet. Já o usuário pode escolher o profissional dentre os cadastrados, a cidade em que deseja atendimento e o horário da consulta.

São mais de 30 mil profissionais de saúde cadastrados, dentre médicos, dentistas, psicólogos, entre outros.


Foto: iStock.

ZocDoc: caso de (muito) sucesso

Um dos mais impressionantes aplicativos para a marcação de consultas pelo celular é o ZocDoc, que também pode ser acessado pelo computador.

A ideia de criar o app surgiu quando seu proprietário, Cyrus Massoumi, precisou de um otorrinolaringologista em 2007, quando rompeu o tímpano durante uma viagem. Ele conta que levou três dias para encontrar um médico, e pensou: “se eu posso reservar um jantar online, por que não uma consulta médica?”

Esse incômodo foi o ponto de partida para a criação do ZocDoc, que começou oferecendo apenas o serviço de marcação de consultas online para dentistas. Com milhares de consultas marcadas rapidamente, o sistema se expandiu para incluir médicos e outros profissionais de saúde. Hoje, o ZocDoc já conta com mais de 4,1 milhões de consultas marcadas para dentistas, dermatologistas, obstetras/ginecologistas e profissionais de outras especialidades.

A utilização do app é gratuita para os pacientes, mas os profissionais de saúde precisam pagar uma asinatura mensal de US$ 250, em média. O ZocDoc conta com cerca de 500 mil usuários mensais e se expandiu para Chicago, Dallas, Houston, Los Angeles, São Francisco e Washington, além de Nova York, onde iniciou suas atividades.

Para Massoumi, o segredo para o sucesso de um aplicativo do tipo é a qualidade do atendimento dedicado a cada cliente: “Um bom atendimento ao cliente é sempre importante, mas torna-se essencial quando se está lidando com a saúde das pessoas. É por isso que gastamos a maior parte de nossos dólares destinados ao marketing em atendimento ao cliente. Pacientes que usam o ZocDoc falam aos seus amigos e médicos sobre nós e crescemos através da propaganda boca a boca”, explica.