O excimer laser

Autor: 
Jeff Tyson

O desenvolvimento do excimer laser é o elemento chave que possibilitou a cirurgia ocular. Criado pela IBM, os excimer lasers (o nome é derivado do termo dímero excitado - excited e dimers) usam gases reativos, como cloro e flúor, misturados com gases inertes como argônio, criptônio ou xenônio. Ao serem eletricamente estimulados, esses gases produzem uma pseudo-molécula (dímero) e quando esta recebe o laser, produz luz ultravioleta (veja como funcionam os lasers para maiores informações sobre lasers).

O excimer laser é um laser frio, o que significa que não aquece o ar ou as superfícies ao seu redor. Em vez disso, um raio muito focalizado de luz ultravioleta é emitido. A luz ultravioleta é absorvida pela camada superior da superfície que toca. A quantidade absoluta de luz ultravioleta é demais para ser absorvida pela maioria dos materiais orgânicos (como a córnea do olho), resultando na quebra da ligação covalente do material.

O raio de luz ultravioleta só penetra uma distância microscópica, menos de um nanômetro (um bilionésimo de metro), na superfície da córnea. O calor gerado pela energia liberada pelo laser é dissipado junto com essa camada microscópica da córnea. Esse processo é conhecido como fotoablação.

O laser usado em minha cirurgia LASIK é o VISX Star S3, com todas as atualizações disponíveis. O VISX Star S3 opera a 190 nanômetros e o laser pode ajustar a zona de tratamento dependendo do tamanho da pupila (pupilas de 6, 6,5 e 8 mm). Pode tratar os dois tipos de miopia (com e sem astigmatismo) e de hipermetropia (com e sem astigmatismo). Este laser também pode ser usado no tratamento de cicatrizes na córnea.

O excimer laser é incrivelmente preciso. Ele tem a habilidade de focalizar um raio de 0,25 mícrons. Considerando que um fio de cabelo humano tem 50 mícrons de diâmetro, isso significa que o excimer laser é capaz de remover 0,5% da largura de um fio de cabelo por vez!

Bryan Lemon, engenheiro de laser, faz ajustes no excimer laser antes da cirurgia

A operação do excimer laser é um processo complicado e delicado. Na verdade, um técnico trabalha exclusivamente para ajustar e operar a máquina junto com o oftalmologista que faz a cirurgia.