Hipoglicemia

Autor: 
Dra. Dana Armstrong and Dr. Allan Bennett King

­­A hipoglicemia, ou o baixo nível de açúcar no sangue, pode causar muitos sintomas, incluindo fadiga.­
A hipoglicemia, ou o baixo nível
­­­de açúcar no sangue, pode
­causar muitos sintomas,
incluindo fadiga

A hipoglicemia, ou o baixo nível de açúcar no sangue, pode ser perigosa. Embora o co­ntrole da diabetes concentre-se em baixar o nível de glicose no sangue, é importante conhecer a hipoglicemia e saber reconhecer os sinais de aviso. Especialmente para as pessoas que têm diabetes há bastante tempo ou que tomam medicamentos ou insulina, ser capaz de tratar a hipoglicemia é uma habilidade básica.

­A hipoglicemia, é uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue que, dependendo da gravidade, pode levar à coma e óbito. Às vezes pode ser chamada de coma hipoglicêmico. Não importa o termo utilizado, a hipoglicemia é um dos efeitos colaterais mais comuns e perigosos de qualquer medicamento para baixar o nível de glicose no sangue. Para um diabético, o objetivo do tratamento é diminuir os níveis de glicose no sangue o mais próximo possível do normal. Se o plano de tratamento para atingir esse objetivo inclui insulina e/ou um dos medicamentos estimulantes da produção da insulina (sulfoniluréia ou glitinida), então, a hipoglicemia definitivamente é um risco.

Se seu nível de glicose no sangue cair para menos de 70 a 99 mg/dia (estimado em um medidor calibrado para o plasma), você está com hipoglicemia. Isso pode acontecer se você aplicar uma quantidade muito grande de insulina ou tomar uma dose muito alta de medicamento, atrasar ou deixar de fazer uma refeição, comer pouca comida para a quantidade de insulina ou pílulas administradas, aumentar o nível normal de atividade física, beber álcool ou qualquer combinação desses fatores.

Já que a glicose é a principal fonte de energia para o cérebro e o sistema nervoso, os sintomas de hipoglicemia apresentam-se como sintomas relacionados ao sistema nervosocentral que é comandado pelo cérebro. Tontura, fome, náusea, desequilíbrio, fadiga e fraqueza são sintomas iniciais comuns da hipoglicemia, mas existem muito mais indicadores. Se a hipoglicemia não for tratada, poderá resultar em morte.

Antes de ter uma ocorrência grave de hipoglicemia, conheça seus princípios básicos, incluindo:

Sintomas da hipoglicemia
São vários os sintomas da hipoglicemia, e alguns são mais importantes do que outros e indicam um caso mais extremo de hipoglicemia. Saiba mais sobre os diferentes sintomas da hipoglicemia.

Causas da hipoglicemia
Para tratar a hipoglicemia, é importante saber porque ela ocorre e como afeta o corpo. Saiba mais sobre as causas da hipoglicemia.

Como prevenir a hipoglicemia
A melhor maneira de tratar a hipoglicemia é preveni-la antes que aconteça. A boa notícia é que não é tão difícil fazer isso se você tiver um bom controle da diabetes. Saiba mais sobre como prevenir os episódios desconfortáveis e possivelmente perigosos da hipoglicemia.

Tratamento da hipoglicemia
O tratamento da hipoglicemia é extremamente importante para prevenir complicações mais sérias. Conheça os diferentes métodos para tratar a hipoglicemia com rapidez e eficiência.

Para obter mais informações sobre a diabetes em geral, acesse o Especial Diabetes.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA. Tanto os editores do Consumer Guide (R), da Publications International, Ltd., quanto os divulgadores se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina, e não substituem a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.
­