Causas da hipertermia

Autor: 
Jonathan Strickland

Como dissemos anteriormente, a hipertermia é o que acontece quando o seu corpo não consegue controlar sua temperatura interna. Geralmente, isso acontece quando você está com muito, muito calor. Uma das formas que nosso corpo usa lida com o excesso de calor é produzindo suor. O suor absorve o calor da pele e evapora, levando o calor para longe de nós. Trata-se de um dissipador natural do calor.

Se você está desidratado ou em um ambiente quente demais para o seu corpo suportar, você pode sofrer hipertermia. A temperatura de seu corpo aumenta – não porque o seu hipotálamo está ajustando seu termostato interno, mas porque você está simplesmente superaquecido. Este é um dos muitos sintomas de insolação.

hipertermia
© istockphoto.com /Asiseeit

Se você está sofrendo de exaustão por calor, pode se sentir fraco e tonto. Seu corpo produzirá muito suor numa tentativa de resfriá-lo, o que pode levar a uma desidratação.  Você também perderá muito sal ao suar. Cãibras, tonturas, náuseas, vômitos e dores de cabeça são outros sintomas comuns.
Já a insolação é uma condição muito mais séria e pode levar até mesmo à morte. Os sintomas incluem tontura, desorientação, cãibras e brotoejas. Com insolação seu corpo para de produzir suor. Sua pele ficará quente ao tocá-la e estará úmida demais ou seca demais. A náusea é outro sintoma comum da insolação. E as vítimas de insolação podem chegar a ter até mesmo convulsões.

Embora a hipertermia seja apenas um dos sintomas da exaustão por calor e da insolação, ela é um indicador precoce de que algo está errado. Se você se sentir desconfortavelmente quente, dê uma pausa no que estiver fazendo e encontre um lugar para se refrescar e descansar.

Outros fatores que podem aumentar o risco de hipertermia incluem problemas circulatórias, doenças nos pulmões e coração, e doença ou lesão nas glândulas sudoríparas. Se você está tomando alguma medicação que afete a sua capacidade de suar, é possível que também experimente hipertermia.

Alguns remédios também podem fazer com que você fique superaquecido. É importante falar sobre esses medicamentos e seus efeitos colaterais com o seu médico para que você possa evitar situações que venham a causar hipertermia.

Na próxima página daremos uma olhada em como tratar a hipertermia.