Como os alimentos podem ajudar

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "A Cura pela Comida"

Exercícios regulares, uma alimentação rica em fibras e muito líquido são essenciais para prevenir as hemorróidas. A atividade física freqüente pode ajudar a tonificar os músculos em volta das veias, melhorando sua capacidade de impulsionar o sangue.

Fibras alimentares facilitam a evacuação e previnem a prisão de ventre. As fibras insolúveis promovem a regularidade e as fibras solúveis amolecem os resíduos e estimulam a contração intestinal, fazendo com que as fezes passem facilmente. Pesquisas mostram que uma alimentação rica em fibras pode melhorar significativamente os sintomas das hemorróidas, como a sensibilidade excessiva e o sangramento. É fundamental beber pelo menos 8 copos de água por dia se você estiver fazendo uma dieta rica em fibras.

A vitamina C pode ajudar a fortalecer as paredes dos vasos e reduzir o inchaço das veias. Os flavonóides potencializam as ações da vitamina C. Estudos preliminares sugerem que os flavonóides podem melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos, ao fortalecerem o tecido das veias. Acredita-se que a hesperidina, um flavonóide cítrico, intensifica as ações da vitamina C e pode contribuir para o bom funcionamento dos vasos sanguíneos.

Acredita-se ainda que a diosmina, encontrada no alecrim e nas frutas cítricas, também pode fortalecer os vasos sanguíneos. Estudos experimentais sugerem que a rutina, um flavonóide presente na maçã e no trigo-sarraceno, pode fortalecer as células de apoio e tecidos conjuntivos nos vasos sanguíneos. O flavonóide da toranja, a naringina, pode reforçar a estrutura dos vasos sanguíneos e seu funcionamento.

Pesquisas laboratoriais indicam que a quercetina, um flavonóide encontrado em cebolas-roxas, maçãs e mirtilos, tem propriedades antiinflamatórias que protegem as veias. Além disso, cientistas acreditam que os taninos encontrados na amora podem proteger as veias dos danos causados pelos radicais livres.

O zinco, mineral que combate a infecção, é importante para o processo de cicatrização e pode minimizar a irritação dos tecidos.

Seu arsenal alimentar

Alimentos Nutrientes Benefícios para a saúde

Ameixa seca
Folhas-de-salada
Grãos integrais
Linhaça

Fibras insolúveis
A fibra promove a regularidade intestinal a eminimiza a pressão durante a evacuação, evitando a pressão nas veias, o que pode ocasionar as hemorróidas. As fibras também podem ajudar a fortalecer os músculos em volta das veias.

Ameixa
Cenoura
Feijão
Maçã

Fibras solúveis
As fibras solúveis facilitam a evacuação ao aumentar o volume das fezes e o estímulo às contrações do trato digestivo.

Maçã
Frutas cítricas
Frutas silvestres
Uva

Flavonóides
Pesquisas experimentais sugerem que os flavonóides podem tonificar os vasos sanguíneos, reduzindo sua fragilidade e sua permeabilidade. Estudos indicam que os flavonóides podem melhorar o funcionamento dos vasos sanguíneos e aliviar os sintomas de hemorróidas.

Frutas cítricas
Kiwi
Morango
Pimentão

Vitamina C
A vitamina C ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a protegê-las dos radicais livres que podem debilitar sua resistência.

Aves
Frutos do mar
Germe de trigo
Sementes

Zinco
O zinco pode acelerar a cura das hemorróidas

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