Como funciona a gravidez

Autor: 
Stephanie Watson

Selo HowStuffWorks

Durante a fertilização, os espermatozóides passam por uma longa e perigosa jornada dentro do corpo da mulher. A missão deles é cruzar o colo do útero antes que morram. Entre milhões de espermatozóides, apenas um irá fertilizar o óvulo. E assim que um espermatozoide cruza a fronteira, tem início uma jornada completamente nova.

Pelas próximas 40 semanas ou mais, o corpo da mãe vai passar por uma série de transformações enquanto nutre e abriga uma nova vida. O óvulo também se transformará: de um pequeno amontoado de células em um bebê vivo e capaz de respirar.


Foto cedida por Anita Patterson
MorgueFile

Neste artigo, vamos examinar o interior do útero para aprender como o feto se desenvolve durante cada trimestre da gestação, ver como o bebê finalmente chega ao mundo e descobrir o que pode dar errado durante a gravidez.

Infertilidade
Cerca de 10% dos casais em idade reprodutiva nos EUA sofrem de infertilidade, que ocorre quando um ou ambos os parceiros têm algum problema no seu sistema reprodutor dificultando ou impossibilitando a concepção [ref (em inglês)]. Diz-se que um casal é infértil quando tiveram relações sexuais sem usar métodos contraceptivos por mais de um ano e a parceira não conseguiu engravidar.

Em cerca de 40% dos casos de infertilidade, o problema reside no homem. Em outros 40%, o problema se encontra na mulher. Nos 20% restantes, o problema é causado por uma combinação de ambos os parceiros ou por alguma razão não explicada [ref (em inglês)]. Felizmente, já há vários métodos para o tratamento da infertilidade, incluindo a fertilização in-vitro e medicamentos.

Iniciar uma família é uma grande decisão, e é muito importante planejar com antecedência. Profissionais da saúde recomendam que as mulheres que estejam tentando ficar grávidas consultem seu médico ou ginecologista/obstetra para um exame pré-gravidez, como uma maneira de certificar-se que seu corpo está apto para a missão.

Durante um exame típico, o médico irá:

  • usar o histórico médico para determinar se a mulher teve casos de qualquer doença (como diabetes ou pressão arterial alta) que possa ser perigosa durante a gravidez
  • juntar o histórico familiar e realizar exames genéticos para identificar quaisquer distúrbios hereditários
  • realizar um checkup geral, incluindo um exame para infecções como a herpes e outras doenças sexualmente transmissíveis ou infecções do trato urinário
  • verificar se a futura mãe está com as vacinas em dia, especialmente catapora e rubéola, que podem causar aborto ou defeitos congênitos

Mulheres tentando engravidar devem observar o que comem e tomar vitaminas pré-natais todos os dias. Ingerir ao menos 400 microgramas de ácido fólico diariamente pode oferecer uma proteção significativa contra defeitos congênitos. Além disso, elas também devem parar de fumar, já que isso pode levar a criança a nascer abaixo do peso e ter outras complicações.

Agora, vamos revisar o que acontece durante a concepção.

Anticoncepcional em gel

Contraceptivo em gel pode ser alternativa à pílula anticoncepcional. Ainda em fase de testes, novo medicamento não apresenta efeitos colaterais.