Exercícios abdominais

Autor: 
Lisa Faremouth

Seus músculos ajudam a movimentá-lo durante o dia e também a definir seu corpo. Quanto mais fortes e mais bem tonificados estiverem seus músculos, mais eficientemente você se movimentará e sua aparência ficará melhor. Existem quatro músculos principais na região abdominal. O segredo de um treinamento abdominal eficiente é o fortalecimento de todos os músculos da região.

O oblíquo externo e o oblíquo interno são os músculos abdominais que contornam e dão forma a sua cintura. Sua função principal é girar a coluna. O oblíquo externo é o músculo externo do abdômen. Ele é um músculo grande e fino, que se origina nas bordas das costelas inferiores. Suas fibras ficam dispostas para cima e para baixo, formando um V. Por baixo do oblíquo externo, fica o oblíquo interno, cujas fibras começam nas costelas, indo para cima e para dentro, formando um V invertido, até encontrar as costelas inferiores. Juntos, os músculos oblíquos funcionam como os espartilhos que as mulheres usavam há um século. Atualmente, é possível criar sua própria cintura perfeitamente definida por um espartilho de músculos oblíquos fortes e firmes. Esses músculos trabalham mais com exercícios que o façam mexer a parte superior do corpo durante o movimento, como na Curva oblíqua e no Waistline Cruncher.

Atrás dos oblíquos fica o músculo reto do abdômen, que ajuda a flexionar (curvar) a coluna. Suas fibras seguem verticalmente da parte superior do osso púbico até as costelas inferiores. Um exercício consegue focar a contração muscular tanto na parte superior quanto na parte inferior desse músculo. Com os joelhos dobrados numa posição padrão, levanta-se a parte de cima do corpo, fazendo que a parte superior do músculo se contraia, exercendo uma grande força. Para trabalhar a área logo abaixo da cintura, você precisa aumentar a contração da parte inferior do músculo reto do abdômen. Isso é possível fazendo o músculo levantar suas pernas e nádegas, como no Levantamento de quadris. As fibras do músculo abdominal interno, o transversus abdominis, cruzam o abdômen de lado a lado. O transversus abdominis ajuda a manter os órgãos abdominais no lugar e, para manter a forma, é preciso apertar esse músculo, forçando o estômago.

 

ab exercises
Os exercícios abdominais podem ajudar a melhorar dores nas costas

 Para mais exercícios que melhoram sua força e seu físico, veja:

Esses dados só têm caráter informativo. NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS COMO CONSELHOS MÉDICOS. Nem os editores do Consumer Guide (R) nem a Publications International, Ltd., nem o autor nem o editor têm responsabilidade sobre quaisquer possíveis conseqüências resultantes de quaisquer tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações na dieta, ações ou aplicações de medicamentos que sejam resultados da leitura ou de seguir as informações contidas neste artigo. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e elas não substituem os conselhos de seu médico nem de outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar seu médico ou outro profissional da saúde.