Exercícios de aquecimento e relaxamento

Autor: 
Lisa Faremouth

Os exercícios de aquecimento e relaxamento, ou alongamento, são essenciais a qualquer programa de exercícios. O aquecimento prepara seu corpo para o exercício, além de ter um papel importante na prevenção de lesões. Além disso, ele o prepara psicologicamente e o estimula para os exercícios que estão por vir.

Antes de começar qualquer série de exercícios, faça um aquecimento de oito a dez minutos. As atividades de aquecimento do programa de exercícios em casa, cujos links estão na última página desse artigo, proporcionam um excelente aquecimento rítmico e flexível para os exercícios de fortalecimento. Para as sessões de exercícios aeróbicos, esse aquecimento deveria ser complementado com alongamentos fixos e moderados que estendem os músculos que você usará. Se você pretende caminhar ou correr, por exemplo, o alongamento dos membros inferiores deveria ser apropriado.

O aquecimento deveria ser intenso o bastante para aumentar a temperatura do corpo, mas não pesado, a ponto de causar fadiga. Uma regra prática poderia ser trabalhar duro, o suficiente para suar um pouco, embora a temperatura ambiente e a umidade pudessem influenciar.

Exercícios de aquecimento e relaxamento 
O alongamento é uma atividade de relaxamento após os exercícios

Toda sessão de exercícios também deveria ser seguida de relaxamento que, gradualmente, diminuísse seus batimentos cardíacos e alongasse todos os músculos trabalhados durante os exercícios.

Durante o relaxamento, o alongamento tem a capacidade de aumentar sua variedade de movimentos e melhorar sua flexibilidade, já que os músculos são aquecidos e, então, ficam mais moles. O "relaxamento" proporciona atividades balanceadas de relaxamento que você precisará para os exercícios desse programa. Como um relaxamento para seu exercício aeróbico, primeiro, diminua o ritmo da atividade por alguns minutos e termine o exercício com alongamento.

Alongue no comprimento do músculo, especialmente na parte inferior da perna e na região das costas, que geralmente são tensas. Alongue ao ponto de sentir uma tensão leve, nunca dor. Mantenha as articulações alinhadas e siga as orientações para fazer corretamente o exercício durante o aquecimento e o relaxamento. Alongue-se lenta e suavemente. Pular ou alongar-se com rapidez pode levar a lesões de músculos e tendões. O alongamento lento e suave, por outro lado, ajudará a evitar lesões e a diminuir a dor muscular. Ele também permite que você relaxe e concentre-se na prática do exercício e que se solte psicologicamente.

Respire quando estiver alongando e espire à medida que estiver relaxando. Exalar o ar faz com que você alongue mais o tecido conjuntivo - conforme a tensão diminui, o alongamento aumenta. Mantenha cada alongamento por 30 a 60 segundos. Concentre-se em como você se sente com esses movimentos.

UM CORPO EM MOVIMENTO PERMANECE EM MOVIMENTO! Então, encha um copo com água, coloque sua música preferida e mexa-se! Use os links na próxima página para conhecer todos os exercícios desse programa.

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