Que alimentos ajudam no tratamento da enxaqueca?

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "A Cura pela Comida"

Selo Reader’s

A manifestação clássica de uma enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e latejante, que geralmente tem início perto da região dos olhos ou das têmporas. A dor pode se estender para um ou ambos os lados da cabeça e, se não for tratada, pode durar até três dias. A dor em geral piora com a atividade física.

Os sinais do início de uma enxaqueca podem incluir a visão de uma “aura”(uma luz intensa) e outros distúrbios visuais como pontos cegos e perda temporária da visão periférica. Outros sintomas da enxaqueca incluem náusea temporária, vômito, fraqueza e sensibilidade aguda a barulho, a cheiros e à claridade.

Enxaqueca

O que causa

Embora seja incerta a causa exata da enxaqueca, há determinados fatores que estão intimamente associados a esse tipo de dor de cabeça. Durante uma crise de enxaqueca, os vasos sanguíneos do cérebro sofrem espasmos, que causam constrição e rápida dilatação em seguida. Isso provoca a liberação de substâncias químicas cerebrais que causam uma inflamação e a dor latejante. Um forte componente hereditário também pode contribuir para essa aflição, que ocorre com mais freqüência nas mulheres que nos homens.

O consumo de cafeína e álcool, a exposição à claridade ou a luzes fortes, contraceptivos orais, medicamentos vasodilatadores, desidratação, alterações nos padrões de sono, estresse, variações hormonais e ingestão de alimentos que contenham certas substâncias químicas podem desencadear a enxaqueca.

Conheça mais os produtos Seleções