Como funcionam os medicamentos inotrópicos

Autor: 
Jill Ferguson, PhD.
caixa de pílulas
Plush Studios/Riser/Getty Images
Os medicamentos inotrópicos alteram a força ou a resistência dos batimentos cardíacos

Um medicamento inotrópico altera a força ou a resistência das contrações musculares do coração (batimentos cardíacos).

Existem dois tipos diferentes de medicamentos inotrópicos: negativos e positivos. Os medicamentos inotrópicos negativos fazem o coração bater com menos força e os positivos, com mais força. Os dois tipos são usados no controle de vários problemas que afetam o funcionamento do coração.

Um dos fatores mais importantes que afetam a resistência das contrações musculares do coração é o nível de cálcio no líquido dentro das células do músculo do coração. O cálcio é um dos eletrólitos mais comuns no corpo humano. Outros eletrólitos comuns são o sódio, o potássio, o magnésio e o cloreto. Precisamos de um equilíbrio saudável de eletrólitos para manter muitas funções dos nervos e do coração, o controle e a coordenação musculares e a capacidade do corpo de absorver líquidos.

Os eletrólitos são minerais que provêm dos alimentos e líquidos que ingerimos. São encontrados nos líquidos em todo o corpo - não apenas no sangue e na urina, mas também dentro das células do corpo e no espaço ao redor delas.

Como seu nome sugere, os eletrólitos possuem uma carga elétrica e conduzem impulsos elétricos (eletricidade) que geram contrações musculares. Para funcionar normalmente, o corpo deve manter as concentrações de eletrólitos em seus compartimentos líquidos dentro de limites bastante estreitos. Em particular, é importante manter diferenças precisas entre os níveis de eletrólitos nos líquidos dentro e fora das células. São esses gradientes que permitem que nossas células (especialmente as nervosas, cardíacas e musculares) mantenham as tensões elétricas em suas membranas celulares, gerem impulsos elétricos e produzam contrações musculares.

O cálcio exerce um papel importante no processo de contração do coração. Os medicamentos inotrópicos positivos geralmente aumentam os níveis de cálcio, enquanto os negativos diminuem.

A seguir, aprenderemos sobre os diferentes tipos de medicamentos inotrópicos.