Dores de cabeça secundárias

Autor: 
Editores do Consumer Guide

As dores de cabeça secundárias são sintomas de uma doença, geralmente associada a infecções e tumores. A dor de cabeça associada à sinusite é semelhante à enxaqueca, sendo do tipo pulsátil ou latejante.

Causas
/>Congestão e infecção nasal são provavelmente a causa principal deste tipo de dor de cabeça. Os seios nasais se encontram dentro dos ossos faciais. Quando o muco, que normalmente flui livremente pelos seios nasais e drena abaixo da nasofaringe ou fora do nariz, não pode drenar propriamente, ele se reúne no seio nasal e causa a pressão excessiva nos tecidos circundantes, ocasionando a dor de cabeça.

Outras causas das dores de cabeça de forte intensidade incluem o aneurisma cerebral (dilatação nas artérias do cérebro) e os tumores cerebrais. O aneurisma pode não causar dor até que se rompa, entrando sangue no cérebro e comprimimdo o tecido cerebral. Tumores cerebrais aumentam a pressão dentro do cérebro, resultando numa dor de cabeça terrível e constante. Alguém que experimenta uma crise inesperada de dor de cabeça intensa ou "a pior dor de cabeça da minha vida" deve procurar um médico imediatamente, porque pode ser um aneurisma.

A febre associada a um resfriado também pode causar dor de cabeça.

Sintomas

A dor associada aos aneurismas é muito forte e aguda e faz a pessoa procurar o médico. Nos tumores, a dor de cabeça é progressiva e vai aumentando de intensidade, sem melhora com o tratamento.

Diagnósticos

Na sinusite a história do paciente inclui febre, tosse que piora quando ele deita, entupimento do nariz, lacrimejamento. No aneurisma é uma dor muito forte que faz a pessoa procurar um médico dizendo ser a pior dor de cabeça que ela já teve. Nos tumores, a dor é progressiva e não responde ao tratamento. Os tumores causam alterações do exame neurológico e os pacientes apresentam outros sintomas, como convulsões. O diagnóstico é feito pela história, exame físico e, às vezes, exames complementares. O mais utilizado é a tomografia computadorizada.

Tratamento

As dores de cabeça associadas à infecção são tratadas de acordo com as suas causas. Aquelas causadas pela infecção nasal podem ser tratadas com analgésicos, antibióticos para acabar com a infecção, ou anti-histamínicos e descongestionantes nasais que ajudam a drenar os seios faciais. Na dor de cabeça associada ao aneurisma, o paciente é internado para posterior cirurgia. Na cefaléia associada aos tumores cerebrais, a conduta também é cirúrgica. Tanto no aneurisma como nos tumores, a dor de cabeça não é uma doença e sim um sintoma de outra doença mais grave.

Prevenção

A prevenção destas dores de cabeça é às vezes possível se a causa for simples, como uma infecção nasal. Por exemplo, se você sofre de dores de cabeça freqüentes associadas aos seios faciais você deve deixar de fumar. Os fumantes parecem particularmente propensos a infecções nasais.

A dor de cabeça inflamatória é um pouco diferente da enxaqueca e da dor de cabeça de contração muscular, mas todas as três obviamente têm isso em comum: elas são extremamente doloridas.