Doce e delicioso, o mel é um multiuso em nossas casas

Extremamente popular como alimento, o mel, que é resultado das enzimas digestivas das abelhas que são processadas a partir do néctar que elas recolhem das flores, tem sabor doce, contém proteínas, vitaminas, sais minerais e possui alto valor energético.

Presença constante nas despensas de casas e apartamentos, o produto apresenta uma multiplicidade de usos que vão muito além da alimentação. Veja a seguir algumas das muitas maneiras de usar o mel, esse poderoso alimento que, além de saboroso, faz muito bem à saúde.

1) Digestão

O mel ajuda a reduzir a prisão de ventre, combate o inchaço estomacal e o excesso de gases. É um laxante suave, pois é rico em bactérias que ajudam no processo digestivo. Basta ingerir uma ou duas colheres de mel que o estômago irá apresentar melhoras.

Para problemas de maior gravidade e soluções em médio prazo é possível recorrer a uma mistura de gengibre e mel. Para isso, pegue um gengibre fresco e retire a pele. Lave, corte em pedaços pequenos e mergulhe-o em mel em uma garrafa de vidro. Cubra a boca dessa garrafa com um pano branco fino de algodão e a mantenha exposta à luz solar durante 12 dias. Depois desse período, tome duas ou quatro colheres de sopa pela manhã e também à noite.

2) Feridas

O mel puro combate naturalmente as bactérias. Por isso é muito usado no tratamento das feridas ajudando o processo de cicatrização. Basta aplicar um pouco nas áreas com cortes, queimaduras e arranhões e cobrir com gaze. Ele tem enzimas que produzem uma substância que desinfeta as feridas e também ajuda a reduzir o inchaço da região.

3) Tratamento de alergias

A ingestão de mel tem sido usada no tratamento de alergias. É uma técnica de dessensibilização a que os médicos recorrem para pessoas com reações alérgicas graves a árvores ou pólen, por exempo.

4) Substituto do açúcar

Por ter ingredientes mais favoráveis ao organismo, o mel é usado em substituição ao açúcar refinado e mesmo no lugar de adoçantes artificiais em algumas receitas visando tornar o prato mais saudável.

5) Máscara facial

É possível usar uma máscara facial com mel e aplicá-la visando dar mais suavidade à pele. Faça uma mistura com um colher de sopa de mel para cada duas colheres de mel de água morna. Depois, realize uma massagem na pele por alguns minutos com a mistura.

6) Dor de garganta

Beba um copo de suco de limão com uma colher de mel. É o suficiente para aliviar a dor de garganta.

7) Tosse

Uma colher de sopa de mel ao tossir ajuda no combate a essa condição incômoda.

8) Protetor labial

Um pouco de mel, óleo de amêndoa e cera de abelha compõem um protetor labial completamente natural.

9) Parasitas

Mel, vinagre e água misturados ajudam a combater vermes e parasitas.

10) Espinhas

Passe um pouco de mel sobre a espinha e deixe agir por alguns minutos. Faça a aplicação duas ou três vezes ao dia até a acne desaparecer.

11) Frizz no cabelo

Passe um pouco de mel nas extremidades do cabelo ou enxague para evitar o frizz. Ou então misture mel com um pouco de azeite fazendo uma máscara capilar. Aplique-a por 20 minutos e depois lave o cabelo.

12) Ressaca

Para evitar a sensação desagradável de ressaca depois de uma noite de bebedeira, coloque um pouco de mel nos drinques. Como o alimento tem uma boa quantidade de frutose, isso vai ajudar a acelar a metabolização do álcool.

13) Cotovelos e joelhos ressecados

Depois de lavar e esfregar a região, passe mel para suavizar a pele. Deixe por 30 minutos e lave novamente.

14) Preserva as frutas

Basta guardá-las em um vidro com uma parte de mel para cada dez partes de água.

15) Relaxamento

Despeje algumas colheres de sopa de mel na banheira cheia. A água terá um cheiro mais agradável e a atividade será mais relaxante.

16) Remove manchas na pele

Faça uma mistura com partes iguais de mel e suco de limão fresco. Aplique duas vezes ao dia na parte atingida por 20 minutos. O mel remove as escoriações da pele, acelera o processo de cura e minimiza a cicatriz.

17) Purifica o sangue

Misture duas colheres de chá de suco de gengibre e a mesma quantidade de mel. Beba todos os dias pela manhã com o estômago vazio. Isso ajuda a puriricar o sangue.

18) Qualidade do sono

Se tiver problemas de insônia, pegue uma colher de chá de mel orgânico e polvilhe com meia colher de chá de sal. Faça a ingestão da mistura.

19) Alívio dos enjoos

Uma mistura de suco de gengibre, com mel e limão ajuda a combater as náuseas.

20) Esfoliante

O mel serve para remover as células mortas da pele. O tratamento deve ser feito uma vez por semana. Misture suavemente açúcar, suco de limão e mel. Aplique a solução e deixa-a agir por cerca de 10 a 15 minutos na área que desejar. Enxague com água morna.