Estase jugular e sobrecarga de líquido

Autor: 
Jill Ferguson, PhD.

Insuficiência cardíaca congestiva é uma problema no qual o coração enfraquece e falha em manter de maneira adequada a circulação do sangue. Como conseqüência, o envio de sangue para os tecidos do corpo diminui, reduzindo a eficiência e aumentando a resistência à circulação do sangue. Com a circulação deficiente, os rins falham em remover uma quantidade adequada de água, sal e impurezas do sangue. Além disso, os rins, devido ao baixo fluxo sangüíneo, retêm ainda mais sal e água na tentativa de aumentar o volume de sangue.

Causas comuns da estase jugular
  • aumento da pressão na circulação dos pulmões
  • falha devido à doença cardíaca, como por exemplo, por obstrução de seu suprimento de sangue
  • obstrução do fluxo sangüíneo coronário que supre o ventrículo direito
  • aumento do volume de sangue

O excesso de sangue dá mais trabalho para o coração já sobrecarregado, que pode aumentar e bater mais rápido para satisfazer a necessidade do corpo de um sangue rico em oxigênio. As veias incham com o líquido e o volume de sangue, aumenta.

Ao mesmo tempo, há uma mudança no equilíbrio das pressões entre os líquidos dentro e fora dos vasos sangüíneos, o que faz com que o líquido, que normalmente está na corrente sangüínea, vaze no tecido ao redor. Esse vazamento é o principal fator na sobrecarga de líquido que extravasa para os pulmões, abdome e/ou pernas.

Para obter mais informações sobre a insuficiência cardíaca e seus efeitos no corpo, veja os links na próxima página.