A opinião dos especialistas

Como mencionado anteriormente, existe uma grande controvérsia sobre a dieta Atkins e outras dietas de baixo consumo de carboidratos. A controvérsia geralmente gira em torno do consumo de alimentos com alto teor de gordura e proteína, que são apontados como responsáveis por doenças do coração e outras indisposições.

A controvérsia atingiu o ápice quando os médicos do Physician's Committee for Responsible Medicine (PCRM - que aderiu ao PETA) posicionaram-se contra a dieta Atkins em dezembro de 2003, queixando-se que dietas com muita gordura e restrição de carboidratos podem levar ao aumento do risco de doenças crônicas e problemas de saúde. De acordo com o relatório do PCRM de 2003, 429 pessoas relataram problemas com dietas de altos teores de proteína e restrição de carboidratos. As complicações incluem pedras nos rins, problemas no coração (13 indivíduos relataram infarto), problemas gastrointestinais, incluindo úlcera, diarréia e infecções renais. Na verdade, a American Academy of Family Physicians (Academia Americana dos Médicos de Família) aponta que a ingestão de altos teores de proteínas é responsável pela alta ocorrência de casos de pedras nos rins nos Estados Unidos.

Todavia, críticos do PCRM acreditam que estes estudos não podem provar uma relação de causa e efeito entre a dieta de Atkins e os problemas de saúde. Na verdade, ainda existem poucas pesquisas sobre os efeitos a longo prazo da dieta Atkins. Parece que mais estudos serão necessários para examinar completamente os efeitos da dieta Atkins e outras dietas de baixo consumo de carboidratos. De acordo com um relatório recente da ABC News intitulado "A dieta Atkins é perigosa?", especialistas sugerem que ensaios clínicos randomizados adicionais são necessários.

  • De acordo com o Dr. Arthur Frank, diretor da George Washington University Weight Management Clinic (Clínica de Controle do Peso da Universidade George Washington), em Washington, D.C., "A maioria dessas dietas são utilizadas por pouco tempo pelas pessoas. O impacto de qualquer intervenção a curto prazo em doenças do coração é insignificante. Uma questão importante é o que acontece a longo prazo."

  • Dr. Keith-Thomas Ayoob da Albert Einstein College of Medicine (Faculdade de Medicina Albert Einstein), em Nova York, diz:
    Eu gostaria de ver um estudo de pelo menos 18 meses, preferencialmente de 2 anos, com acompanhamento para avaliar os resultados.

    Estes estudos iriam monitorar peso e colesterol e acompanhariam os pacientes para o caso de reações adversas, tais como doenças do coração e problemas renais.

De acordo com outro relatório da rede de notícias ABC News, um novo estudo publicado pelo New England Journal of Medicine (Jornal de Medicina da Nova Inglaterra) comparou a perda de peso de indivíduos obesos na dieta Atkins com dietas tradicionais de consumo de poucas calorias e gorduras.


Imagens cedidas por Atkins®
Um dos muitos livros disponíveis sobre o regime alimentar Atkins®

Depois de um ano, não havia diferença de peso entre os grupos. O grupo seguidor da dieta Atkins, entretanto, aumentou os níveis de HDL (o colesterol "bom"). Estes resultados parecem sugerir que a dieta Atkins pode não contribuir para aumentar os níveis de colesterol, mesmo que a dieta contenha alimentos ricos em colesterol.

Todavia, muitos membros da comunidade médica permanecem preocupados com o aumento dos níveis de proteína e gordura consumidos enquanto as pessoas seguem o regime alimentar Atkins. Além dos níveis de colesterol e doenças do coração, eles também estão preocupados com a função renal. Um aumento no consumo de proteína leva a um aumento de cetona nos rins. O alto nível de cetona ou cetose que ocorre com a dieta Atkins pode ser responsável pela diminuição da função renal. De acordo com pesquisadores de Harvard, citado no estudo do PCRM, indivíduos que consomem grandes quantidades de proteína correm o risco de perda permanente da função renal.

Independentemente da bem sucedida perda de peso dos seguidores da dieta Atkins, médicos e nutricionistas continuam a preocupar-se com os efeitos na saúde causados pela dieta. O Alerta sobre a dieta Atkins (em inglês) do PCRM, sugere que os carboidratos não são necessariamente responsáveis pelo ganho de peso. Na verdade, muitas pessoas em toda a Ásia comem grandes quantidades de carboidratos e geralmente pesam menos que os americanos. Além disso, muitos especialistas são categóricos em dizer que os carboidratos são uma parte essencial da dieta humana.

Em resposta a isso, os seguidores de Atkins apontaram que a dieta Atkins limita a ingestão de carboidratos, mas não o elimina completamente. Embora o consumo de carboidrato seja bastante restrito nas fases "introdução" e "perdendo peso" da dieta Atkins, progressivamente mais quantidades de carboidratos, especialmente os "bons carboidratos", como saladas, vegetais folhosos e frutas, são permitidos durante as fases de "pré-manutenção" e "ciclo de manutenção".

Por fim, decidir fazer um regime alimentar, incluindo a dieta Atkins, é uma decisão pessoal. E como trata-se de uma mudança radical nos hábitos alimentares, é uma boa idéia discutir esta questão com o seu médico primeiro.

Para mais informações sobre a dieta Atkins e tópicos relacionados, confira os links na próxima página.